Estamos naquela altura do ano em que as atenções estavam todas voltadas para a meca do surf mundial, o emblemático North Shore da ilha havaiana de Oahu.
Até 2019, este era o momento em que se disputava a histórica Triple Crown havaiana, composta pelos eventos de Sunset Beach, Haleiwa e o Pipe Masters. Até bem perto do Natal, havia ação non stop, com muito em jogo no Seven Mile Miracle. Decidia-se o título mundial masculino, a qualificação para o CT e claro o vencedor da Triple Crown. No molde tradicional, o último foi... Kelly Slater.
Veio a pandemia, a profunda alteração no calendário da WSL e a Triple Crown havaiana desapareceu do mapa, pelo menos da forma como conhecíamos. Entre 2020 e 2022, ainda houve em formato digital, mas nada comparável com o que havia no glorioso passado. A partir de 2023, deixou mesmo de ser realizada.
Mais um inverno está à porta e mais uma vez não haverá Triple Crown. Quem sabe, regresse finalmente em 2026, já que o CT volta a terminar em Pipeline, a onda rainha do surf mundial.
Para já, o que teremos até ao Natal é três eventos do... QS regional do Havai/Taiti nas históricas ondas de Sunset, Haleiwa e Pipe, na sequência de novo acordo firmado entre a World Surf League e a Autoridade do Turismo do Havai. Este ano, destaca-se a inclusão de Pipeline no roteiro. Será um ensaio geral para uma eventual retoma da 'normalidade'?
Neste trio de campeonatos com estatuto QS2000, o que estará em discussão é as vagas de acesso ao circuito Challenger Series.
Tudo começa na quarta-feira, com a abertura da janela de espera do Sunset Pro, que se prolonga até ao dia 26 de novembro. O cabeça de cartaz é o havaiano Barron Mamiya. Único top mundial que integra o heat draw, o surfista de 25 anos tem uma ligação muito especial com o desafiante mar de Sunset Beach. Ali, Barron estreou-se a vencer no CT em 2022.
A seguir ao Sunset Pro, de 29 de novembro a 7 de dezembro, disputa-se o Haleiwa Pro, que também terá prova de longboard. Para terminar em grande, realiza-se o regressado Pipe Pro em modo QS. Desde 2020 que não se leva a cabo um QS nos famosos tubos de Pipeline. Na década passada era colocado na água o denominado Volcom Pipe Pro, mas já depois da quadra natalícia.
Este retorno acontecerá de 10 a 20 de dezembro, aproveitando a histórica janela do Billabong Pipe Masters e que entre 2022 e 2024 foi do evento especial Vans Pipe Masters. Evento esse que foi descontinuado, depois das pazes feitas entre a WSL e a Vans.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram