A tarde desta quarta-feira, assinalou a estreia das portuguesas Yolanda Hopkins, Francisca Veselko e da campeã nacional Teresa Bonvalot no EDP Ericeira Pro.
Este trio de luxo, que chegou a Ribeira d'Ilhas em zona de qualificação para o CT do próximo ano, teve entrada direta na ronda 2 devido ao estatuto de cabeças de série.
Yo e Kika conseguiram aceder aos oitavos-de-final da prova caseira, continuando a somar pontos muito valiosos na corrida por um lugar na elite mundial do surf.
Já Bonvalot foi eliminada e sabe que, pelo menos, perderá uma posição no ranking. Virtualmente, encontra-se no sétimo posto, ainda dentro da 'bolha' da qualificação mundialista.
Esta tarde, a prestação portuguesa começou precisamente com o afastamento da seis vezes campeã nacional Open.
No terceiro heat da ronda 2, Teresa não foi além do quarto posto. Desde logo, saltou à vista o facto da goofy de 25 anos ter competido em Ribeira d'Ilhas com uma bota de proteção no pé direito.
Na transmissão em direto via World Surf League (WSL), os comentadores de serviço revelaram que Teresa Bonvalot tem uma lesão e que deverá ser submetida a uma intervenção cirúrgica após a próxima etapa da Challenger Series, a realizar no Brasil (Saquarema) neste mês de outubro.
Apesar do contexto menos favorável em termos físicos, a verdade é que a atual detentora do título nacional deixou tudo na água em busca da passagem aos oitavos-de-final.
Teresa Bonvalot
WSL/Damien Poullenot
Como já se previa, a bateria foi bastante equilibrada, com as quatro surfistas a estarem muito ativas e a protagonizarem belas trocas de ondas, num mar que ofereceu boas oportunidades, apesar da face mais lenta.
Os 10,27 pts somados por Bonvalot não permitiram ir além do quarto posto, numa bateria conquistada pela única surfista que não era goofy. Ex-campeã mundial Júnior da WSL, a nipónica Amuro Tsuzuki (13,83 pts) fez a diferença com uma onda de 8,00 pts, a única nota excelente do heat.
Teresa Bonvalot também ficou atrás da nova campeã mundial ISA Janire Gonzalez Extabarri (12,14 pts) e da israelita Anat Lelior (13,07 pts), que levou a melhor na batalha das goofys e seguiu para os 'oitavos'.
Na bateria imediatamente a seguir, Kika Veselko alcançou o segundo lugar. Depois de um início mais morno, a duas vezes campeã nacional Open encontrou o ritmo e amealhou 10,73 pts.
Única não-goofy da contenda, a antiga campeã do mundo Júnior da WSL só foi batida pela costarriquenha Leilani McGonagle (12,90 pts), que está num belo momento de forma, ficando à frente das eliminadas Tessa Thyssen (9,16 pts) e Noah Klapp (8,43 pts), terceira classificada no último EDP Ericeira Pro.
Kika Veselko
WSL/Damien Poullenot
Com representação portuguesa em três heats consecutivos, o melhor ficou guardado para o fim. Autora de um desempenho bastante sólido, depois de uns minutos iniciais menos exuberantes, Yolanda Hopkins entrou a ganhar nas direitas de Ribeira d'Ilhas, conquistando a quinta bateria da ronda 2.
A vice-líder do ranking anotou 14,34 pts, segundo melhor score combinado de toda a ronda. Para este distintivo pecúlio, contribuíram ondas de 7,67 e 6,67 pts, esta última feita quando Yo-Yo estava apenas com a quarta prioridade.
"Só pensei que não queria perder no primeiro heat. Se jogar pelo seguro e perder, vale mais dar tudo. Diverti-me muito", confidenciou.
Segunda classificada com 11,20 pts, a havaiana Eweleiula Wong também logrou atingir os oitavos-de-final. Em sentido inverso, a peruana Daniella Rosas (10,67 pts) e a experiente sul-africana Sarah Baum (10,33 pts) despediram-se desta edição do EDP Ericeira Pro.
Nos oitavos-de-final, já a disputar em formato 'woman-on-woman', Francisca Veselko encontra Amuro Tsuzuki na terceira bateria. Depois, no quinto duelo, Yolanda Hopkins mede forças com a jovem brasileira Laura Raupp. É a reedição da meia-final do último Ballito Pro, que terminou com triunfo português em águas sul-africanas.
Após três dias de competição, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko são as resistentes da armada lusa, que iniciou o EDP Ericeiro Pro com oito surfistas.
Esta quarta-feira, para além de Teresa Bonvalot, Afonso Antunes também encerrou a sua participação nesta que é a quarta etapa da Challenger Series versão 2025/2026. A janela de espera fecha no domingo.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram