Maior emoção era impossível! À entrada para o último dia do Bom Petisco Peniche Pro, a corrida ao título nacional masculino de surf está ao rubro. É muito difícil fazer qualquer prognóstico perante a atrativa situação que temos em mãos.
Este sábado, na retoma da prova masculina nas esquerdas do Lagido, tudo parecia ir no sentido do jovem Francisco Ordonhas, que comanda o ranking de forma provisória desde o arranque da competição. Começou o dia apenas a duas baterias de alcançar o primeiro título nacional Open.
Porém, quiçá acusando a pressão do momento, o atual campeão europeu Júnior da World Surf League (WSL) foi inesperadamente eliminado na bateria inaugural da ronda 3. Um desfecho que abriu a porta que parecia estar cada vez mais fechada para a numerosa oposição. Havia 10 candidatos ao cetro no arranque da quinta e última etapa da Liga MEO Surf versão 2025.
Francisco Ordonhas ainda pode fazer a festa na Capital da Onda, mas agora está de calculadora na mão e dependente do resultado de terceiros. O goofy de 20 anos terá de aguardar em terra pelo que será feito por outros dentro de água. Aguenta, coração!
Para o dia final em Peniche, existem seis surfistas com chances de sucederem a Guilherme Ribeiro na lista de campeões nacionais Open. Garantido está que teremos um inédito campeão nacional Open.
A Francisco Ordonhas, juntam-se Tomás Fernandes e os jovens João Mendonça, Tiago Stock, Jaime Veselko e Martim Nunes. Neste lote, destaque claro para a predominância da nova geração. Só Tomás e Martim não são atletas juniores.
Uns estão obrigados a triunfar no Lagido, mas há também quem 'apenas' necessite de ser finalista. Para superarem Ordonhas, João Mendonça, Martim Nunes e Tiago Stock têm de chegar à final do Bom Petisco Peniche Pro, enquanto Tomás Fernandes e Jaime Veselko estão obrigados a vencer. Contudo, se Mendonça chegar à final, Tomás e Jaime ficam automaticamente fora da corrida pelo título nacional.
Nos quartos-de-final, a realizar este domingo, haverá desde logo embates entre os candidatos, o que reduzirá o número de contendores. O tricampeão nacional Sub-20, Martim Nunes, mede forças com o grom Jaime Veselko, que está a atravessar um grande momento. É o novo campeão nacional Sub-18 e venceu esta semana a final europeia Sub-16 do Rip Curl GromSearch.
Já o experiente Tomás Fernandes tem duelo marcado com Tiago Stock, vigente campeão nacional Sub-20. Por sua vez, João Mendonça defronta Afonso Antunes, que na véspera ficou fora da corrida. O outro duelo, alheado de todas estas contas, junta Francisco Mittermayer e o polaco Maksymilian Michalewski.
Neste penúltimo dia de ação no Oeste, que marcou a estreia das senhoras, o licra amarela Luís Perloiro e o ex-campeão nacional Joaquim Chaves também disseram adeus à luta pelo título. Curiosamente, estes eram os dois surfistas que estavam nas duas primeiras posições do ranking. Ambos, saíram derrotados da ronda 3, que antecede os embates 'man-on-man'.
Nota ainda para o facto de que pela primeira vez desde 2021, a etapa de Peniche terá um vencedor que não Guilherme Ribeiro. O ainda detentor do título nacional falhou o 'póquer' após nova eliminação na ronda 3. Foi a sua sina nesta Liga MEO Surf.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram