Na setor masculino, que não conta com portugueses desde a ronda 2, também já são conhecidos os oito atletas que atingiram os quartos-de-final do EDP Ericeira Pro.
Os nomes foram apurados esta sexta-feira, antepenúltimo dia do período de espera. Os homens entraram em cena após a conclusão dos 'oitavos' femininos, marcados pela vitória da lusa Yolanda Hopkins.
A jornada foi dividida em duas partes. Durante a manhã, disputaram-se apenas duas baterias, enquanto os restantes seis heats tiveram lugar durante a tarde. Pelo meio, houve uma interrupção de sensivelmente três horas devido à maré cheia, que reduziu a oferta de ondas em Ribeira d'Ilhas
Entre os oito melhores da etapa portuguesa da Challenger Series versão 2025/2026, salienta-se a inclusão do vigente campeão olímpico Kauli Vaast. Uma prestação bem diferente da plasmada há um ano. Ainda na ressaca da medalha de ouro, o goofy gaulês perdeu de primeira. Um ano depois, Kauli surge mais determinado do que nunca em chegar ao CT pela primeira vez e está a fazer pela vida.
Na luta por um lugar nas meias-finais, Kauli Vaast mede forças com o basco Adur Amatriain. São os surfistas europeus que restam na única etapa da temporada disputada no velho continente.
Para além da presença do campeão olímpico, os 'quartos' do EDP Ericeira Pro são marcados pelo facto de que metade dos apurados são antigos tops mundiais. Os quatro surfistas que já passaram pelo CT são o peruano Lucca Mesinas, o havaiano Eli Hanneman e os australianos Morgan Cibilic e George Pittar.
Pelo menos um destes quatro atletas vai aceder às meias-finais, uma vez que Hanneman e Cibilic têm encontro marcado. Com a presença de Morgs e GP, a Austrália é a única nação que possui mais do que um surfista nesta fase da prova lusa.
O lote de apurados é completo com o jovem sul-africano Luke Thompson, líder provisório do ranking, e o surpreendente Lucas Vicente. Antigo campeão mundial Júnior da World Surf League, o goofy brasileiro não deu continuidade na carreira ao grandioso feito protagonizado em 2019.
Da Ericeira, já leva o melhor resultado em etapas da Challenger Series. É o único surfista do país irmão que permanece em competição após uns 'oitavos' em que o voador Mateus Herdy, o experiente Jadson André e Samuel Pupo foram afastados.
Lucas Vicente foi precisamente o autor da eliminação de Samuel Pupo, o que deixa a certeza de que o EDP Ericeira Pro terá um vencedor diferente face a 2024. Pode é voltar a ser brasileiro, tal como aconteceu nas últimas duas edições.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram