À entrada para a segunda e decisiva metade do Mundial ISA versão 2025, que se desenrola até domingo em El Salvador, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko são os únicos elementos do conjunto luso que permanecem no quadro principal.
Apesar de possuir mais de metade da equipa na repescagem, a verdade é que Portugal ainda não registou eliminações nas excelentes ondas que têm quebrado nos picos de El Sunzal e La Bocana. Mais oito congéneres nacionais, entre as quais a Austrália e os Estados Unidos da América, continuam na máxima força.
No quinto dia de competição, no qual apenas Frederico Morais não surfou, Yolanda e Kika conseguiram o acesso à ronda 4, estando a três heats das finais das medalhas. Já o detentor do título nacional Guilherme Ribeiro caiu para a repescagem, fase na qual a campeã nacional Teresa Bonvalot e o estreante Afonso Antunes superaram uma ronda.
Yolanda Hopkins manteve o registo 100% vitorioso neste Mundial ISA ao conquistar a bateria inaugural da ronda 3, com o score combinado de 12,30 pts. Triunfo um pouco mais trabalhado em comparação com os heats anteriores devido à réplica da jovem norte-americana Eden Walla (11,77 pts), segunda classificada e também qualificada para a ronda seguinte.
Yolanda Hopkins
ISA/Pablo Franco
Mais tarde, na sétima bateria, Francisca Veselko somou 11,75 pts e obteve o segundo posto, ficando atrás da peruana Daniella Rosas (12,07 pts) e à frente da grom neozelandesa Alani Morse (8,70 pts) e da britânica Charlotte Mulley (7,60 pts). Menos exuberante do que nas rondas anteriores, nas quais anotou as melhores pontuações combinadas, mas muito eficaz, Kika cumpriu o principal objetivo: seguir em frente no quadro principal.
A manutenção no quadro principal foi algo que Guilherme Ribeiro não logrou. No sexto e derradeiro heat da ronda 4, Gui foi atirado para a repescagem. O último minuto da contenda revelou-se fatal para o surfista da Caparica, que caiu da segunda para a quarta posição, registando o score combinado de 9,20 pts.
Ribeiro até anotou a segunda melhor nota da bateria, com 5,93 pts, mas o mais baixo backup (3,27 pts) revelou-se determinante para que não seguisse em frente. O duas vezes campeão nacional Open ficou atrás do australiano e ex-top mundial Callum Robson (9,40 pts), também relegado para a repescagem, bem como do germânico Tim Elter (10,17 pts) e do jovem 'aussie' Dane Henry (11,20 pts), que avançaram para a ronda 5.
Depois de dois dias sem competir, Afonso Antunes, grande amigo de Guilherme Ribeiro, entrou a ganhar na repescagem ao conquistar a 16.ª das 24 baterias colocadas na água. Repescagem essa na qual Teresa Bonvalot superou mais uma ronda, com o segundo posto no oitavo embate da ronda 3. Heat bem disputado e que foi conquistado, de forma categórica, pela costarriquenha Leilani McGonagle, amiga de Bonvalot.
Afonso Antunes
ISA/Jersson Barboza
Esta quinta-feira, sexto dia de competição, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko têm pela frente adversárias com nível Challenger Series da World Surf League (WSL).
No primeiro heat da ronda 4, Yolanda mede forças com a brasileira Sophia Medina e as espanholas Nadia Erostarbe e Janire Gonzalez Etxabarri, responsável pela eliminação de Yo do US Open of Surfing.
Na quarta e última refrega, Kika divide o lineup de La Bocana com a espanhola Annette Gonzalez Etxabarri, a japonesa Nanaho Tsuzuki e australiana Milla Brown, de 17 anos.
Por sua vez, Teresa Bonvalot encontra a francesa Aelan Vaast e as groms Alani Morsi e Isidora Bulto de 15 e 16 anos, respetivamente. Caso cumpra todo o programa previsto para a repescagem feminina, Bonvalot vai surfar três heats numa só jornada, o equivalente a 60 minutos dentro de água.
Teresa Bonvalot
ISA/Pablo Jimenez
Entre os homens, Afonso Antunes vai estar em ação no oitavo confronto da ronda 3 da repescagem. Os opositores são o argentino Nacho Gundesen, o sul-coreano Kanoa Heejae e John John Chan de Taipé.
Frederico Morais entrará em cena na ronda seguinte, na qual já sabe que um dos três adversários é o marroquino Redouane Regragui. Os restantes oponentes chegam da ronda 3. Guilherme Ribeiro não vestirá a licra de competição esta quinta-feira.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram