O Mundial lSA de 2025, que tem lugar em El Salvador, foi para a água no último sábado. As hostilidades abriram com uma longa jornada competitiva nos picos de El Sunzal e La Bocana, que mantiveram as condições dos últimos dias e ofereceram boas ondas.
No que toca à armada lusa, constituída por seis elementos, apenas Frederico Morais e Yolanda Hopkins debutaram no certame que se disputa em águas da América Central pela terceira vez nos últimos cinco anos. A estreia foi positiva, pois Kikas e Yo avançaram para a ronda 2 do quadro principal. Porém, se Hopkins brilhou, Morais teve um heat mais atribulado.
Nas 24 baterias levadas a cabo entre as senhoras, a olímpica Yolanda Hopkins anotou a melhor pontuação combinada (14,34 pts) e a nota mais elevada (7,67 pts), mostrando estar 'au point'. A prestação dominadora permitiu conquistar a terceira bateria.
Em nova incursão por El Salvador, Hopkins aponta à inédita conquista do título mundial ISA. Há quatro anos, neste mesmo país, sagrou-se vice-campeão mundial, resultado que valeu a histórica qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020.
"O ano está a ser fantástico e adoraria vencer o Mundial lSA. Já estive perto algumas vezes. Por isso, espero que seja agora", confidenciou a antiga campeã nacional em comunicado oficial da Associação Internacional de Surf (ISA).
A surfista algarvia vai dar continuidade à sua prestação logo na bateria inaugural da ronda 2. As opositoras são a neerlandesa Zoie Zietz, a costarriquenha Mikela Castro e Enilda Afonso do Panamá.
Já Frederico Morais teve uma estreia mais atribulada, mas ainda assim eficaz. Depois de conseguir aquela que veio a ser a melhor onda do heat, com 6,67 pts, Morais partiu o 'leash' da sua prancha quando regressou ao outside.
O imprevisto obrigou Frederico a nadar até terra para trocar de prancha. Com isso perdeu bastante tempo (heat durou apenas 20 minutos), conforme explicou o selecionador nacional David Raimundo na sua página oficial na rede social Instagram.
À onda de 6,67 pts, Kikas juntou outra de apenas 2,17 pts, pelo que terminou o heat no segundo posto (8,84 pts), atrás do chinês Wu Shidong (9,24 pts). O norueguês Felix Golden (2,93 pts) caiu para a repescagem.
Na ronda 2, Frederico Morais vai surfar no sétimo heat. Os adversários são o jovem francês Sam Piter, o sueco Greyson Grant e o costarriquenho Darshan Antequera.
Este domingo, o dia marcará a estreia da restante equipa lusa. Falamos dos campeões nacionais Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, bem como do estreante Afonso Antunes e Francisca Veselko. A ronda 1 masculina e feminina parece interminável, sendo composta por 48 (!) e 32 heats, respetivamente. Frederico Morais também voltará a competir. Yolanda Hopkins tem um domingo santo, ficando em terra.
Recorde-se que o Mundial ISA versão 2025 tem o período de espera até ao dia 14 de setembro. Portanto, temos uma semana de competição pela frente.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram