Decano do atual circuito mundial de surf, com 37 anos, Jordy Smith foi um dos grandes protagonistas da temporada de 2025.
Durante a longa época, o experiente sul-africano reencontrou-se com a melhor versão do seu surf, que no passado levou-o a dois vice-títulos mundiais e a vários posicionamentos no top 5 da hierarquia.
Há muito que não víamos o bom gigante Jordy na discussão do titulo mundial, a envergar a licra amarela e a vencer etapas do CT.
Quase oito anos depois (!), Smith voltou a pisar o topo do pódio, com o sucesso registado em El Salvador, nas direitas de Punta Roca. Mais tarde, o competidor africano repetiu a gracinha em nova onda para a direita, no caso o poderoso Main Break de Margaret River.
Uma temporada de alto nível que acabou por não ter total correspondência com o desempenho plasmado na WSL Finals de Cloudbreak. Chegado às Fiji como número 2 do ranking e estreante neste formato de definição do campeão mundial, o de Durban saiu derrotado do embate com o norte-americano e agora vice-campeão mundial Griffin Colapinto.
A longa caminhada protagonizada durante o ano reduziu-se a nada após aqueles 35 minutos na água, no qual o seu 'highlight' foi a onda de 8,67 pts, que culminou com um floater sublime. Ainda assim, a melhor onda de toda a prova masculina.
Com ambições a muito mais, a fugaz passagem por Cloudbreak deixou Jordy Smith abalado. Ainda não foi desta que alcançou o tão desejado título mundial, que voltou a acariciar.
"Demorei alguns dias a assimilar. Um dia, não define um ano, mas magoa ficar tão perto. O incrível é que ainda magoa", confidenciou o veterano surfista através da rede social Instagram.
"Muitos parabéns ao Yago e à Molly. Foram uma inspiração durante todo o ano e tiveram uma performance decisiva quando mais importava", observou.
Aos 37 anos, completará 38 em fevereiro próximo, Jordy Smith garante que a retirada não está nos planos mais próximos.
"Estou animado como sempre para continuar a competir. Mal passo esperar pelo regresso no próximo ano. Todavia, agora é tempo de procurar ondas incríveis e novos locais para surfar", concluiu.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram