Este domingo, fez-se história nas ondas da Praia Grande, palco da 29.ª edição do Sintra Bodyboard Pro Fest.
A prova feminina decidiu-se com uma histórica final 100% portuguesa, que consagrou a local Filipa Broeiro após derrotar a wildcard e campeã nacional Luana Dourado, de apenas 16 anos.
Ambas, estrearam-se em finais de etapas do circuito mundial. Broeiro gritou vitória no Sintra Pro pela primeira vez, vingando assim a final perdida há quatro anos para a então campeã do mundo Sari Ohhara.
Desde 2009 (!), ano em que a laureada Catarina Sousa proclamou-se campeã do evento, que não havia uma bodyboarder lusa no topo do pódio. Um longo jejum, que chega agora ao fim. Foi o corolário de um campeonato em que a armada lusa mostrou-se superior à concorrência internacional, ronda após ronda.
Filipa e Luana asseguraram o acesso à final após dominarem os duelos das meias-finais diante da consagrada Neymara Carvalho e da nipónica Sara Abiko, respetivamente. Destaque para o confronto geracional entre Luana e Neymara, duas bodyboarders com 33 anos (!) de diferença.
Desde o início, a final foi bastante equilibrada. Luana Dourado parecia estar a caminho do triunfo, mas Filipa Broeiro manteve-se sempre fiel ao seu mantra: "não desistir". A recompensa de esforço chegou.
O momento decisivo aconteceu já dentro dos minutos finais. Broeiro deu a volta à situação ao conseguir a única nota excelente (8,00 pts) do duelo, onde evidenciou todo o conhecimento e conexão com o mar da Praia Grande.
Depois, já em terra, Filipa Broeiro assistiu ansiosa à regressiva. Naqueles derradeiros instantes, Dourado não encontrou onda com potencial. Filipa suspirou de alívio. A vitória estava consumada, com 15,00 pts de score combinado face aos 13,50 pts de Luana.
"Meu deus, sinto-me tão contente. Estava tão nervosa na final, mas consegui apanhar as ondas. O meu mantra foi: não desistir. Assim foi. Esperei que a onda viesse e veio. Não hesitei, tomei a opção correta e resultou", explicou a antiga campeã europeia aos microfones da IBC.
A competir em casa, a campeã nacional em 2022 entrou para a galeria de vencedora de etapas do circuito mundial. Um triunfo muito saboroso para uma bodyboarder que tem sentido dificuldades para fazer o Mundial a tempo inteiro devido à escassez de apoios financeiros.
"Temos de amar o que fazemos. Nunca desistam dos vossos sonhos e trabalhem duro, mais do que qualquer outra pessoa e tenham as melhores pessoas à vossa volta. Eu tenho. Sem eles isto não era possível. o trabalho tem sido muito intenso. Tem sido 100% amor ao bodyboard e 100% amigos", confidenciou.
Este memorável vitória deixa Filipa Broeiro bem posicionada para lutar pelo título mundial na última etapa do ano, a disputar no Brasil.
Evento exclusivamente feminino, idealizado por Neymara Carvalho, o Wahine Bodyboard Pro começa já na próxima quinta-feira, prolongado-se até dia 21 de setembro. O palco é a Praia do Solemar, em Jacaraípe, no estado do Espírito Santo.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram