No penúltimo dia de competição do US Open of Surfing, Yolanda Hopkins assegurou a passagem aos quartos-de-final desta que é a terceira etapa do circuito Challenger Series versão 2025/2026.
Desta forma, Yo será a única representante da armada lusa no dia das finais, uma vez que a atual campeã nacional Teresa Bonvalot foi eliminada, encerrando a sua participação no 13.º posto.
Em Huntington Beach, que com a subida do mar ofereceu as ondas com maior potencial da prova, a jornada começou da melhor forma para as cores portuguesas.
Com desempenhos sólidos em heats exigentes, Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot entraram a vencer na competição californiana, garantindo sem problemas a passagem aos oitavos-de-final.
Nos 'oitavos', disputados excecionalmente com quatro surfistas por heat, as duas portuguesas estiveram em ação na mesma bateria. No terceiro embate da ronda, as prestações de Yolanda e Teresa tiveram desfechos diferentes.
Rumo aos quartos-de-final, Hopkins manteve a bitola ao somar 12,60 pts, sendo apenas superada pela basca Nadia Erostarbe (15,50 pts), a surfista com quem perdeu há um mês a final do Ballito Pro. Ao atingir os 'quartos', a antiga bicampeã europeia da World Surf League (WSL) igualou aquele que é o seu melhor resultado no US Open of Surfing. Prestação obtida em 2024.
Já Teresa Bonvalot (7,76 pts) esteve uns furos mais abaixo, quedando-se pelo quarto posto. Para além de Bonvalot, a jovem californiana Talia Swindal (9,27 pts) também foi arredada do campeonato.
Agora, nos quartos-de-final, Yolanda Hopkins medirá forças com a basca e bicampeã europeia Júnior da WSL, Annette Gonzalez Etxabarri, de 18 anos. Caso leve a melhor no duelo ibérico, que é a quarta e última bateria dos 'quartos', a campeã nacional Open de 2019 encontrará nas meias-finais o fenómeno gaulês Tya Zebrowski, de somente 14 anos, ou novamente a basca Nadia Erostarbe.
"Neste momento, estou bastante confiante. Estou feliz com o meu surf. Tenho estado a evoluir bastante. Eu e o John (ndr: treinador) temos estado a fazer um 'ganda' trabalho como equipa", disse a competidora de 27 anos em curta entrevista à WSL após a estreia vitoriosa.
Terceira classificada do ranking feminino na chegada a Huntington Beach, Yolanda Hopkins está na corrida a uma inédita liderança da hierarquia. Com os resultados verificados, já é certo que a compatriota Francisca Veselko, eliminada precocemente na ronda 2, perdeu o comando.
A penúltima jornada competitiva também determinou que o US Open of Surfing terá vencedores diferentes face a 2024. Tudo porque o mexicano Alan Cleland e a experiente australiana Sally Fitzgibbons ficaram pelo caminho.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram