Nos setores masculino e feminino do circuito mundial de surf, a corrida ao sempre prestigiado prémio de 'Rookie do Ano' foi bem diferente no que toca à indefinição dos vencedores.
Entre as senhoras, tudo ficou decidido prematuramente a favor da prodigiosa Erin Brooks, de 18 anos.
A goofy canadiana garantiu o prémio logo após o cut de meio da temporada, pois foi a única estreante que conseguiu ficar dentro do corte.
Na divisão masculina, o vencedor do prémio só foi conhecido no Tahiti Pro, 11.ª e última etapa da temporada regular do CT versão 2025. Com o australiano Joel Vaughan fora da equação devido à derrota de primeira, a luta ficou restrita a dois bons amigos: o francês Marco Mignot e Alan Cleland, o primeiro mexicano a competir a tempo inteiro na elite mundial.
As contas ficaram fechadas nos oitavos-de-final, fase em que tanto Mignot como Cleland foram eliminados. Assim, tudo permaneceu como estava antes do início da prova.
Como o surfista europeu, de 24 anos, chegou ao Taiti mais bem posicionado no ranking, sucedeu ao norte-americano Crosby Colapinto na lista de vencedores do prémio 'Rookie do Ano'.
"Conquistar este prémio foi o único objetivo que tracei no início da época e consegui atingi-lo. Foi um ano bonito com muita aprendizagem. Agora é tempo de reiniciar e que venha 2026", disse o único surfista francês que atualmente pontifica na elite mundial.
Na hora da consagração, o campeão europeu da WSL em 2023 deixou ainda uma palavra a Alan Cleland. "É um grande amigo. Teria ficado contente se tivesse ganho", assegurou o competidor com ligações a Portugal.
Neste seu primeiro ano como efetivo no CT, Marco Mignot cedo começou a dar nas vistas, com destaque para a surpreendente vitória sobre o norte-americano Griffin Colapinto em Peniche, batendo o pé ao então campeão em título do evento.
Em Supertubos, Marco alcançou o quinto posto, performance que repetiu nas direitas de Jeffreys Bay, na África do Sul. Estes foram os melhores desempenhos ao longo da temporada.
"Há um novo leão na selva", disse mais do que uma vez o surfista treinado pelo carismático Jason Aparício. A inesquecível época de estreante termina como 16.º classificado do ranking mundial.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram