Para celebrar o 20.º aniversário do evento, a Associação de Surf de Aveiro, entidade organizadora da Miss Cup, promoveu o regresso do bodyboard.
Ausente desde 2019, a modalidade integrou no passado o programa, com etapas do Europeu e do circuito nacional feminino.
Este retorno deu-se sob a forma de um Encontro Nacional de Bodyboard, que reuniu nomes de diferentes gerações. A bodyboarder mais velha em prova tinha 48 anos, enquanto a mais nova apenas 12 anos.
O passado, presente e futuro da modalidade a nível nacional juntou-se na Praia da Costa Nova, em Ílhavo, para dois dias marcados por boas ondas, reencontros, partilha e boa disposição.
Em termos competitivos, a prova foi conquistada por Joana Schenker. A ex-campeã mundial voltou a dar-se muito bem com as ondas da Costa Nova. Recordista de vitórias na Miss Cup, com quatro triunfos nacionais e outros tantos em termos internacionais, Schenker não deixou os seus créditos por mãos alheias. Um sucesso moralizador, agora que está perto de entrar na fase decisiva do circuito mundial de 2025.
Na final, protagonizada por duas competidoras de diferentes gerações, Joana Schenker impôs-se a Mariana Rosa, que vendeu cara a derrota. Porém, Joana deu a estucada final ao anotar a melhor onda de todo o campeonato, com 8,33 pts.
Aliás, a bodyboarder algarvia foi a autora das duas melhores ondas (8,33 e 8,00 pts), bem como dos dois melhores scores combinados (15,33 e 13,67 pts) de toda a competição.
"Tenho a certeza de que o mar da Costa Nova é generoso comigo e sempre que chego ao outside digo-lhe: ‘Olá, cá estou eu outra vez. Estou muito contente por ganhar e por surfar bem, até porque o nível da competição foi alto. Quis cá vir para motivar a organização para termos aqui, novamente, um campeonato oficial, seja Nacional, seja Europeu. Este campeonato tem tudo para receber uma prova dessas, pois tem melhores condições do que muitas etapas desses circuitos. Foi muito bom ver que as ex-rivais, mesmo não estando ativas, mostraram um bom nível. Foi um encontro muito bonito", entende Joana Schenker.
Vice-campeã, Mariana Rosa foi eleita 'Miss Simpatia'. "Foi muito bom e superou completamente as minhas expectativas, mas é algo que não me surpreende, porque já sei que o campeonato aqui é sempre bom. Não tenho treinado muito e este mar é muito exigente, mas fiquei muito satisfeita com o que fiz. A final foi renhida, com boas ondas e teve um sabor especial porque já tinha tido aqui um confronto com a Joana e também foi muito renhido… e que ela também ganhou. Estou satisfeita e cansada”, disse a bodyboarder responsável pela eliminação da campeã nacional Luana Dourado, nos quartos-de-final.
Num dia final que teve diversas baterias a serem decididas com a última onda surfada, a pluricampeã nacional Catarina Sousa e a jovem Mariana Silva alcançaram o terceiro posto.
Durante os dois dias de prova, surfaram-se 170 ondas, que agora serão convertidas em 170 euros para a 'Onda Solidária', a entregar à SIC Esperança.
Depois do bodyboard ter a honra de abrir a 21.ª edição da Miss Quebramar Cup - evento exclusivamente feminino - o surf é o protagonista do fim de semana, com a realização da prova pontuável para o ranking nacional.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram