Este domingo, António Dantas alcançou o segundo lugar no Boardmasters Longboard Pro, etapa inaugural do QS regional europeu versão 2025/2026.
Pela segunda edição consecutiva, o vigente detentor do título europeu da World Surf League (WSL) é vice-campeão de um dos mais históricos eventos do surfing do velho continente.
O atual top mundial ficou muito perto de um inédito triunfo em Fistral Beach, no condado inglês da Cornualha.
Neste dia de todas as decisões, o campeão nacional foi o único longboarder português em ação. Nas meias-finais, Dantas carimbou com distinção o acesso à bateria decisiva.
Depois, na final a quatro, o competidor de São Pedro do Estoril liderou grande parte do embate, fruto de um arranque muito forte. Nas duas primeiras ondas surfadas, o irmão do antigo campeão nacional João Dantas construiu logo o robusto score combinado de 15,97 pts em 20 possíveis.
Num heat em que dividiu o lineup com grandes nomes do longboard europeu, tudo parecia estar a encaminhar-se para a terceira vitória do goofy de 22 anos no QS europeu. Porém, a última troca de ondas revelou-se fatal para as aspirações de António Dantas, sendo relegado para a segunda posição.
Com uma onda de 8,17 pts , o francês Martin Coret conseguiu atingir a pontuação combinada de 16,64 pts, saltando para o primeiro posto e consequentemente arrecadou a vitória neste QS1000 de Newquay. O resultado final só foi conhecido após o toque da buzina.
Aos 29 anos de idade, Martin Coret venceu pela primeira vez em Fistral Beach, sucedendo ao compatriota Edouard Delpero, que tinha conquistado as duas últimas edições do campeonato.
Desta feita, o atual campeão mundial ISA teve de contentar-se com o quarto posto (12,10 pts). O terceiro lugar ficou na posse do veterano e top mundial Ben Skinner (13,90 pts). O longboarder de 40 anos sorriu mais tarde, com novo sucesso do filho Lukas Skinner na prova de surf.
Na prova feminina, Carolina Mendes foi a longboarder portuguesa mais bem colocada ao terminar no 13.º lugar.
Entre as senhoras, também não faltou emoção à final, que coroou uma vencedora inédita do Boardmasters. O desfecho só foi conhecido largos minutos após o fim da contenda. Com uma reviravolta no último suspiro, a vitória foi obtida pela prodígio italiana Ginger Caimi, de 13 anos.
A atual top mundial interrompeu uma sequência de quatro triunfos consecutivos da gaulesa Alice Lemoigne, campeã europeia da WSL, que teve de contentar-se com o vice-campeonato.
Nota ainda para o positivo terceiro lugar da big rider Justine Dupont, de 33 anos, que nos últimos tempos tem vindo a apostar novamente no pranchão.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram