O Lacanau Pro, evento que marca o arranque do QS regional europeu de 2025/2026, conta com a participação de duas dezenas de surfistas portugueses.
Aquando da divulgação do quadro de competição por parte da World Surf League (WSL), uma grande surpresa surgiu no seio da armada lusa, composta por 20 surfistas .
O israelita Ido Arkin, eliminado na ronda 2 esta terça-feira, competiu debaixo da bandeira portuguesa nas ondas da Grande Plage, no sudoeste francês.
A mudança de nacionalidade do goofy de 22 anos deve-se certamente ao conflito entre Israel e a Palestina, que tem vindo a marcar a política internacional.
WSL
No âmbito das competições da WSL, esta guerra já teve implicação no cancelamento da etapa inaugural do Pro Junior europeu 2025 , que deveria ter sido disputada no País Basco. Isto porque entidades locais mostraram-se contra a participação de surfistas originários de Israel.
A nova nacionalidade de Ido Arkin não é caso virgem, uma vez que o compatriota Uri Uziel tem competido sob a bandeira argentina, precisamente no circuito continental júnior e também agora nas ondas de Lacanau.
Já Anat Lelior, que representou Israel nos Jogos Olímpicos de Paris'2024, participou recentemente no Ballito Pro, etapa do circuito Challenger Series, com a sigla 'World'.
A irmã Noa Lelior, Ido Hagag, Ilay Bochan, Oriyan Shemer e Siam Nikritin também surgem como surfistas 'World'. Alguns dos quais encontram-se presentes no QS2000 de Lacanau. Neste momento, a bandeira de Israel foi excluída do site da entidade liderada por Ryan Crosby.
Recorde-se que a sigla 'World' já foi utilizada pela WSL em 2022, então para os competidores originários da Rússia, como é o caso de Nikita Avdeev. Tduo aconteceu após a Ucrânia ter sido invadida pelas tropas russas em fevereiro desse ano.
O 'Livro de Regras' da WSL menciona que existe tolerância zero com qualquer forma de discriminação, assédio sexual e abuso.
Neste âmbito, a Associação Internacional de Surf (ISA) atuou de forma bem diferente. Desde março de 2022 que atletas e juízes russos estão banidos das competições da entidade presidida por Fernando Aguerre.
Por sua vez, Israel continua a ter autorização para estar presente nas competições com chancela ISA. Este ano, Yonatan Amir defendeu as cores israelitas no Mundial ISA de Longboard, realizado em El Salvador.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram