A semana começa com novidades importantes sobre o circuito mundial de surf de 2026, que será marcado por muitas alterações em relação aos últimos anos.
Depois de já sabermos por onde vai passar a divisão máxima do surf mundial, agora tivemos conhecimento de quando é que haverá ação.
Esta segunda-feira, em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) revelou as datas das 12 etapas que vão dar forma ao calendário.
Desta forma, já se sabe o período de espera da etapa portuguesa, que traz novamente os melhores surfistas do globo até Peniche, a Capital da Onda.
O evento de Supertubos, que será a 11.ª e penúltima etapa da campanha, terá a janela de espera de 22 de outubro a 1 de novembro. Sensivelmente uma semana e meia para levar a cabo o único campeonato disputado em ondas europeias.
Aquando do primeiro anúncio do calendário - em maio último - soube-se de antemão da mudança de data face ao verificado entre 2022 e 2025, com o regresso ao antigo posicionamento de penúltima etapa da época.
Com a restruturação feita no roteiro, a WSL transferiu a prova lusa de março (inverno) para o outono no hemisfério norte, tal como estava agendada até 2020, ano em que o CT foi cancelado devido à pandemia.
À semelhança do que sucedia até então, o campeonato será desenrolado durante a segunda quinzena de outubro. Assim, o mais famoso beach break do Oeste português deverá entregar boas ondas aos tops mundiais.
A par da visita à piscina de ondas artificiais de Abu Dhabi, a prova de Peniche será realizada depois do cut. O corte, após a passagem por Trestles, reduzirá o elenco de 36 homens e 24 mulheres para 24 homens e 16 senhoras.
Conforme já tinha sido anunciado, a temporada de 2026 começará na Austrália durante a Páscoa, altura do ano em que tradicionalmente tem lugar o histórico evento de Bells Beach. O emblemático evento decorrerá entre os dias 1 e 11 de abril. Desde 2019 que o circuito mundial de surf não arranca em ondas australianas.
Com o regresso do modelo 'temporada corrida a pontos' - sem finalíssima - o fecho de campanha volta aos míticos tubos de Pipeline, no campeonato que servirá de coroação aos novos campeões do mundo. Aqui também vão participar os surfistas que ficaram abaixo do cut, incrementando de novo o lote de participantes.
O lendário Pipe Masters será disputado na tradicional janela de espera de 8 a 20 de dezembro.
Ao contrário das restantes 11 provas, que possuem 10 mil pontos em jogo, a competição havaiana atribuirá um total de 15 mil pontos aos vencedores. Reforço pontual que apimentará ainda mais as coisas na corrida ao tão desejado Duke Kahanamoku Champions'Trophy.
Entre as datas divulgadas, nota ainda para o facto de que a etapa de Abu Dhabi tem o horizonte temporal alargado. Comparativamente a 2025 - ano de estreia - a ação não ficará condensada em três dias, mas em cinco. Isto para além da transferência de fevereiro para o outubro.
Datas Calendário CT 2026:
No. 1 - Bells Beach, Victoria, Australia: Abril 1 - 11
No. 2 - Margaret River, Western Australia, Australia: Abril 17 - 27
No. 3 - Snapper Rocks, Queensland, Australia: Maio 2 - 12
No. 4 - Punta Roca, El Salvador: Maio 28 - Junho 7
No. 5 - Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil: Junho 12 - 20
No. 6 - Jeffreys Bay, South Africa: Julho 10 - 20
No. 7 - Teahupo'o, Tahiti, Polinésia Francesa: Agosto 8 - 18
No. 8 - Cloudbreak, Fiji: August 25 - September 4
No. 9 - Lower Trestles, San Clemente, Calif., EUA: Setembro 11 - 20
No. 10 - Surf Abu Dhabi, Abu Dhabi, UAE: Outubro 14 - 18
No. 11 - Peniche, Portugal: Outubro 22 - Novembro 1
No. 12 - Banzai Pipeline, Hawaiʻi, EUA: Dezembro 8 - 20
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram