Esta terça-feira, assinala-se o arranque do QS regional europeu de 2025/2026, circuito no qual discute-se vagas de acesso à próxima Challenger Series.
Nesta nova campanha, as hostilidades abrem com o histórico Lacanau Pro, que celebra a 44.ª edição e trata-se de um evento com estatuto QS2000 para homens e mulheres.
Tradicionalmente disputado em agosto, no pico do verão, desta feita o QS de Lacanau desenrola-se em julho, com o período de espera de 8 a 13 deste mês.
Nas ondas da Grande Plage, no sudoeste francês, haverá duas dezenas de surfistas em ação, divididos por 12 homens e oito mulheres. Composta muita por juventude e outros nomes com maior experiência nestas andanças, a armada lusa possui uma grande novidade. O israelita Ido Arkin vai competir debaixo da bandeira portuguesa, de acordo com o heat draw divulgado pela World Surf League (WSL).
A mudança de nacionalidade deste goofy de 22 anos acontece na sequência da tensa situação política que vive atualmente o seu país, marcada pelo conflito com a Palestina. Realidade que já teve implicação no cancelamento da etapa inaugural do Pro Junior europeu da WSL, que deveria ter sido disputada no País Basco. Isto porque as entidades locais mostraram-se contra a participação de surfistas israelitas.
A nova nacionalidade de Ido Arkin não é caso virgem, uma vez que o compatriota Uri Uziel tem competido no Pro Junior europeu sob a bandeira argentina.
Arkin entrará em cena na ronda 2, juntamente com Francisco Queimado, Martim Fortes, Matias Canhoto e Martim Nunes.
Antes, na ronda inaugural, estreiam-se Jaime Veselko, Afonso Pinto e Afonso Antunes, que fechou a última temporada no quarto posto do ranking e assim conseguiu a inédita qualificação para a Challenger Series.
Por último, o campeão nacional Guilherme Ribeiro (vencedor do Lacanau Pro em 2022), Joaquim Chaves, João Mendonça e Francisco Ordonhas (vigente campeão europeu Júnior da WSL) têm entrada direta na ronda 3, pois usufruem do estatuto de cabeças de série.
Na prova feminina, que teve vitória portuguesa em duas das três últimas edições, Maria Salgado, Lua Escudeiro, Sofia Matos, Mariana Melendez e Lua Escudeiro debutam na ronda 1. Depois, na ronda 2, teremos Constância Simões a competir nas ondas da Grande Plage.
As cabeças de série Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes começam a campanha ronda 3. Recorde-se que Mafalda Lopes é a campeã em título do Lacanau Pro, naquela que foi a segunda vitória da carreira no QS europeu.
Detentores dos títulos europeus da WSL, o experiente Jorgann Couzinet e o fenómeno Tya Zebrowksi também integram o quadro de competição.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram