Segunda etapa do circuito Challenger Series versão 2025/2026, no qual discute-se o acesso ao CT do próximo ano, o Ballito Pro teve início esta segunda-feira.
Com cinco surfistas presentes, a jornada inaugural do evento sul-africano teve o ex-top mundial Frederico Morais e o estreante Afonso Antunes em cena nas ondas de Willard Beach. Houve sortes diferentes: Kikas seguiu para a ronda 2, enquanto Afonso ficou pelo caminho.
Na prova em que foi finalista vencido em 2023, Frederico Morais entrou com o pé direito, obtendo a primeira vitória em baterias na presente edição da Challenger Series.
No segundo heat da ronda 1, o três vezes campeão nacional Open fez o score combinado de 10,80 pts para superiorizar-se à concorrência. Para a fase seguinte, também avançou o havaiano Luke Swanson (8,36 pts). Por sua vez, o nipónico Daiki Tanaka (7,63 pts) e o sul-africano Luke Slijpen (5,50 pts) não evitaram a derrota de primeira.
Mais tarde, na última bateria da ronda e do dia, Afonso Antunes quedou-se pelo terceiro posto, com 7,00 pts, desempenho que não permitiu atingir a ronda 2. Ronda que terá a presença do brasileiro Igor Moraes (14,04 pts) e do basco Yago Dominguez (8,34 pts), os dois primeiros classificados da contenda.
Para além de Afonso, o australiano Alister Reginato (6,17 pts) também despediu-se do Ballito Pro. Uma interferência, com eliminação da segunda melhor onda, revelou-se fatal para Reginato, que estava bem posicionado para a qualificação.
Na segunda ronda, Frederico Morais vai surfar na terceira bateria, medindo forças com três surfistas que brilharam ao nível Júnior: os ex-campeões mundiais Mateus Herdy e Finn McGill, assim como o antigo vice-campeão do mundo Levi Slawson.
Do programa do dia, constou ainda a realização da ronda 1 feminina, que definiu por completo o alinhamento dos heats das três surfistas portuguesas. Estas só fazem a estreia na ronda 2, pois beneficiam do estatuto de cabeças de série.
Depois do brilharete no arranque de época em Newcastle - o ponto alto foi a histórica vitória de Kika Veselko - o trio luso quer dar continuidade ao excelente momento que vive.
A campeã nacional Teresa Bonvalot é a primeira surfista a vestir a licra de competição. A recente vice-campeã do QS de Ballito, que também disputou-se em Willard Beach, encontra a nipónica Nanaho Tsuzuki e as australianas India Robinson e Sierra Kerr na bateria 3.
No quinto heat, Yolanda Hopkins divide o lineup com a israelita Anat Lelior, a jovem norte-americana Eden Walla e a havaiana Keala Tomoda-Bannert.
Já Francisca Veselko só vai surfar na oitava e derradeira bateria da ronda. As oponentes da ex-campeã mundial Júnior da WSL são a brasileira Laura Raupp, a japonesa Minami Nonaka e a basca Janire Gonzalez Etxabarri. Em jogo, está a passagem aos oitavos-de-final.
O Ballito Pro tem o período de espera até ao próximo domingo, dia 6 de julho.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram