No circuito mundial de surf de 2025, o Margaret River Pro vai ficar para a história como o evento em que pela primeira vez tivemos surfistas que bisaram na presente temporada.
Aconteceu com Jordy Smith nos homens e com Gabriela Bryan no setor feminino. Curiosamente, esta dupla subiu ao lugar mais alto do pódio em El Salvador e agora no Oeste australiano.
Esta terça-feira, a surfista havaiana não só somou a segunda vitória da época como defendeu com sucesso o título de campeã do Margaret River Pro.
O sucesso plasmado nas direitas do Main Break, que assentam na perfeição ao surf power de Gabriela, permitiram à natural do Kauai isolar-se na liderança do ranking mundial.
Este era o prémio que esperava a vencedora da final, disputada por Gabriela Bryan e a campeã mundial Caitlin Simmers. Ambas, chegaram à grande final empatadas em pontos no topo do ranking, mas já com a licra amarela no corpo de Bryan.
O decisivo confronto foi a reedição da final do US Open of Surfing de 2021. Desta feita, o desfecho foi diferente. Com uma exibição categórica, Gabriela Bryan bateu uma das grandes estrelas do surf mundial feminino.
Só surfou três ondas em 35 minutos de surf - o mar apresentou-se inconsistente - mas a competidora de 23 anos registou uns imponentes 17,33 pts em 20 possíveis, sendo que abriu as hostilidades com uma onda de 9,50 pts.
"Honestamente, estou sem palavras. Nem sei o que pensar. Não me sinto como número 1 do mundo, mas sim é amarelo.... uau. Tento dizer a mim própria que é vermelho, mas estou a habituar-me. Fico cada vez mais confortável a cada bateria que faço com a licra amarela", confidenciou a vencedora do prémio 'rookie do ano' em 2022.
Por sua vez, Caity Simmers somou 12,84 pts na sua primeira final em Margaret River. "A Gabriela venceu justamente. Temos estilos de surf distintos e conseguimos anotar boas notas. Essa é a beleza do surf. Não existe uma fórmula única para fazer as coisas", observou a surfista de 19 anos.
Nota ainda para o terceiro lugar alcançado pela experiente Lakey Peterson e a wildcard local Bronte Macaulay.
Derrotada por Gabriela Bryan nas meias-finais, Lakey igualou o melhor resultado obtido em 2025, pois já tinha ficado no pódio em Pipe, na abertura do ano.
Já a ex-top mundial Bronte Macaulay voltou a mostrar toda a sua perícia no Main Break. Isto numa altura em que a surfista eliminada por Caitlin Simmers está retirada da competição a tempo inteiro. Nas últimas cinco edições do campeonato da West Oz, Bronte foi semifinalista em quatro ocasiões.
Concluída a longa perna australiana, o 'Dream Tour' está de partida para os Estados Unidos da América. Primeira etapa após o cut, o Trestles Pro disputa-se entre os dias 9 e 17 de junho.
Resultado final feminina:
1.ª Gabriela Bryan (HAW) 17.33
2.ª Caitlin Simmers (USA) 12.84
Resultados meias-finais femininas:
HEAT 1: Caitlin Simmers (USA) 14.00 DEF. Bronte Macaulay (AUS) 9.34
HEAT 2: Gabriela Bryan (HAW) 16.34 DEF. Lakey Peterson (USA) 11.64
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram