Ao longo dos anos, João de Macedo tem sido um grande embaixador de Portugal no surf através de toda a atividade que tem desenvolvido dentro e fora de água.
Por estes dias, na icónica Gold Coast australiana, o antigo big rider leva novamente a bandeira nacional a um grande certame, neste caso a edição de 2026 da World Surfing Conservation Conference .
Até quinta-feira, o evento 'aussie' realiza-se no âmbito da celebração do 10.º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Gold Coast. João de Macedo é um dos 100 oradores de 20 países, assim como o compatriota João Castro da consultora eCoast Marine Consulting and Research.
Deste vasto painel de oradores, constam também nomes como os antigos campeões mundiais de surf Tom Carroll, Layne Beachley, Wayne 'Rabbit' Bartholomew e o CEO da Save The Waves Coalition, Nik Strong-Cvetich.
João de Macedo & Wayne Bartholomew
A partir dos antípodas, Macedo esteve um pouco à conversa com o MEO Beachcam, tendo explicado como surgiu esta oportunidade.
"Fui convidado pelo Andrew McKinnon, que é o presidente da Reserva Mundial de Surf da Gold Coast e tem uma ligação íntima com o programa das reservas. Foi uma grande honra e fiquei muito feliz por lembrar-se aqui do português. O Andy tem acompanhado o meu trabalho desde as origens como cofundador do programa das Reservas Mundiais de Surf aos meus tempos na Nazaré", contou.
Na Southern Cross University da Gold Coast, João de Macedo sobe ao palco na tarde desta quarta-feira, numa intervenção que terá a duração de 15 minutos.
"Vou abordar o nosso projeto da Hope Zones Foundation , que está a trazer uma Quinta Regenerativa de Algas Marinhas como forma de efetivamente ajudar a conservação marinha, a criação de habitat e a criação de mais possibilidades de pesca para a comunidade local, neste caso da Nazaré. Esta situação será abordada como uma forma inovadora de conservação de surf", explica o goofy de 48 anos.
Macedo é presidente da Hope Zones Foundation, organização não-governamental cuja missão é contribuir para a proteção de 30% dos oceanos e terras até 2030 em alinhamento com a agenda das Nações Unidas (ONU). Um projeto que recentemente foi destacado em vídeo pela Seatrees , também uma ONG.
"É uma grande honra para uma organização tão nova fazer algo tão inovador e ser um dos destaques das apresentações. É algo de espetacular ver o caráter inovador da nossa abordagem. Claro que a nível nacional somos a primeira Quinta Regenerativa de Algas em Portugal, mas ser algo a nível mundial em zonas de surf é também único. Estou com um pressentimento que ouvindo todos os outros oradores e vendo o programa , estamos a trazer algo muito especial da Nazaré para a Gold Coast. Sinto-me muito honrado em representar Portugal, a Nazaré e puxar por aquilo é a inovação na conservação de surf."
João de Macedo falou ainda sobre o ambiente que se vive na Gold Coast durante estes dias de World Surfing Conservation Conference, onde por exemplo a comitiva do Peru está a construir o ancestral 'Caballito de Totora', que era uma forma de surfar ondas há 3500 anos.
"Há muitas atividades que a conferência está a organizar. Existe uma grande partilha de conhecimento e muita inspiração de casos, mas também das dificuldades que todos os movimentos a nível global têm encontrado. O programa é absolutamente espetacular. Mostra toda a profundidade de oradores e temáticas que são abordadas. Na Gold Coast, vive-se o surf. É um lugar icónico. Há um elemento cultural muito profundo que é vivido pelos australianos", concluiu o antigo competidor do circuito mundial de ondas grandes.
Através da rede de livecams , podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram