Um dos surfistas havaianos que chegou mais longe no Pipe Challenger foi o desconhecido Joey Johnston, autor de uma bonita e surpreendente caminhada que levou-o até às meias-finais.
Este foi um resultado bem diferente do obtido sensivelmente um mês antes, também em Pipeline, mas no QS2000. Aí, na prova conquistada pelo conterrâneo Eli Hanneman, o havaiano ficou pelo caminho logo na segunda ronda, que rendeu um discretíssimo 81º lugar. Foi a sua primeira aparição num QS desde 2020, então em... Pipe.
Johnston, de 28 anos, não é surfista profissional. Ganha a vida a fazer visitas guiadas a tubarões, pelo que o surf está num plano mais secundário. "Faço surf às vezes", diz na bio da sua conta oficial na rede social Instagram, que contém vários vídeos em que surge a entubar na joia da coroa do North Shore.
Habituado a conviver de perto com o perigo, o tube rider havaiano mostrou toda a sua perícia a enfrentar a exigente onda de Pipeline. Segundo a 'Rainha' daquele feudo, Moana Jones Wong, Joey Johnston começou a investir em Pipe de há quatro a cinco anos a esta parte. Esse trabalho pagou agora dividendos. Deslumbrou!
Joey Johnston
WSL/Mike Ito
O acesso ao heat draw do Pipe Challenger foi conseguido através da tal ronda destinada exclusivamente a surfistas locais, algo que nunca tinha acontecido na história da Challenger Series. A oportunidade foi aproveitada da melhor maneira, pois Joey foi o local que obteve melhor resultado.
Com as suas performances, o tube rider havaiano ganhou uma notoriedade que nunca tinha tido. Nas seis baterias que surfou, incluindo a ronda dos locais, registou quatro notas excelentes. O melhor score rondou a perfeição com 9,33 pts.
À exeção de uma nota, todos esses desempenhos de excelência foram conseguidos no primeiro heat de cada dia, a bateria que desagrada à maioria dos competidores. Johnston venceu os três embates inaugurais em que esteve envolvido. Fez magia com a sua prancha vermelha, a mesma cor do calção.
Em mar grande, a forma destemida como entubou para Backdoor (direita) foi sensacional. Pena que os tubos tenham escasseado no confronto em que se jogou o acesso à final.
Ainda assim, apesar da eliminação, Joey Johnston celebrou orgulhosamente o trajeto efetuado, pouco depois de regressar a terra. Até houve direito a champanhe. Totalmente merecido, diga-se.
Através da rede de livecams , podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram