À semelhança do que tem acontecido desde o pós-pandemia, o ano competitivo da World Surf League (WSL) tem início com o Mundial Júnior, que irá coroar os campeões respeitantes a 2025.
Pela segunda edição consecutiva, a prova terá lugar em águas filipinas, mais concretamente nas direitas de Urbiztondo Beach, província de La Union. A onda trata-se de um point break de direita, que oferece boas oportunidades e água bem quente. Uma bênção sobretudo para quem tem vindo a surfar em mar gelado.
Com o período de espera de 11 a 18 de janeiro, o certame vai consagrar dois novos campeões mundiais face ao ano anterior. Atuais detentores dos títulos Sub-20, o indonésio Bronson Meydi e a brasileira Luana Silva não regressam a Urbiztondo Beach, uma vez que já não estão elegíveis para o campeonato.
Urbiztondo Beach
WSL
A menos de uma semana da abertura de hostilidades, a World Surf League (WSL) revelou em comunicado oficial o nome dos 48 surfistas presentes (24 homens e 24 mulheres). Parte destes jovens atletas, asseguraram lugar no evento através dos diferentes circuitos Pro Júnior que a WSL promove ao redor do globo. Por outro lado, 20 surfistas foram brindados com wildcards, entre locais e internacionais.
Nesta edição, a representação portuguesa está cingida à prova feminina. Na sequência de estar na posse do título europeu Júnior , Maria Salgado estreia-se na competição. A bicampeã nacional Sub-20 visita pela primeira vez as Filipinas e procurará começar a temporada da melhor forma possível.
Na última ocasião em que Portugal teve presença feminina no Mundial Júnior da WSL, o desfecho foi a inédita coroação de Francisca Veselko como campeã do mundo. O grandioso momento para o surf lusitano aconteceu a 13 de janeiro de 2023 em Seaside Reef, na Califórnia.
Em busca de um resultado honroso nas direitas de Urbiztondo Beach, Maria Salgado terá oponentes de peso, sobretudo se olharmos atentamente para quem são as convidadas. Desde logo, salienta-se a presença da norte-americana Bella Kenworthy . Entre os 48 surfistas que vão a envergar a licra de competição, a californiana é a única que integra o CT, onde debutou em 2025.
Neste luxuoso lote de wildcards, destaca-se igualmente a campeã mundial ISA Janire Gonzalez Etxabarri, assim como a irmã Annette, que tem dados nas vistas na Challenger Series e é a atual vice-líder do QS regional europeu.
Outros nomes a ter em conta são a talentosa brasileira Laura Raupp, que também estado muito bem na Challenger Series, a peruana Arena Rodriguez e a regressada Sierra Kerr. Antiga campeã do mundo Júnior e filha do ex-top mundial Josh Kerr, Sierra volta à competição após longo afastamento devido a uma doença infecciosa .
Sierra Kerr
WSL
Entre os homens, a armada australiana mostra-se forte com o campeão do mundo ISA a nível sénior, Dane Henry, e Winter Vincent, que é vice-campeão mundial Júnior da WSL. O britânico Lukas Skinner, o brasileiro Ryan Kainalo, o espanhol Conor Donegan dos Santos e o basco Keoni Lasa também pretendem ter uma palavra a dizer.
Nos dias em que houver competição, o Mundial ISA Júnior poderá ser acompanhado em direto via transmissão da WSL no seu canal de YouTube . Como tudo acontecerá no continente asiático, as horas é que serão impróprias para quem está em Portugal. O campeonato será disputado madrugada dentro.
Lista de participantes
África
Connor Slijpen (RSA) Emily Jenkinson (RSA) Ben Esterhuyse (RSA) Anastasia Venter (RSA)
Ásia
Ikko Watanabe (JPN) Anon Matsuoka (JPN) Riki Sato (JPN) Sumomo Sato (JPN)
Austrália/Oceânia
Dane Henry (AUS) Isla Huppatz (AUS) Willem Watson (AUS) Stella Green (AUS)
Europa
Alfonso Suarez (ESP) Maria Salgado (POR) Conor Donegan dos Santos (ESP) Carla Morera de la Vall (ESP)
Havai/Taiti
Oliver Zietz (HAW) Skai Suitt (HAW) Kingston Panebianco (HAW) Vaihitimahana Inso (HAW)
América Latina
Rickson Falcão (BRA) Catalina Zariquiey (PER) Ryan Kainalo (BRA) Luara Mandelli (BRA)
América do Norte
Will Deane (USA) Zoey Kaina (USA) Nadav Attar (ISR) Reid Van Wagoner (USA)
Wildcards
Winter Vincent (AUS) Sierra Kerr (AUS) Keoni Lasa (EUK) Bella Kenworthy (USA) Lukas Cassity (MEX) Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) Hughie Vaughan (AUS) Laura Raupp (BRA) Gabriel Klaussner (BRA) Arena Rodriguez (PER) Lennix Smith (AUS) Janire Gonzalez Etxabarri (EUK) Lukas Skinner (GBR) Mirai Ikeda (JPN) Dylan Wilcoxen (IDN) Talia Swindal (USA)
Wildcards locais
Troy Espejon (PHL) Mara Lopez (PHL) Toby Espejon (PHL) Cathleya Casals (PHL)
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.a
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram