Na manhã desta quarta-feira, disputaram-se os trials do Cascais Capítulo Perfeito, prova especial tubular que tem este ano a sua 12.ª edição.
Realizada mais uma vez em memória de João Alexandre 'Dapin', a prova teve lugar na Praia de Carcavelos, a mesma arena que irá acolher o evento principal. Em jogo, estava precisamente uma vaga no heat draw.
Nesta manhã de tubos desafiantes, estiveram em ação oito tube riders locais do mais famoso beach break lisboeta: Martim Nunes, Salvador Vala, Miguel Kilford, Tomás Valente, Francisco Mittermayer, João Moreira, António Carvalho 'Lacrau' e Bruno Mendonça.
Curiosamente, o triunfo foi arrecadado pelo nome que não figurava na lista inicial de participantes. Lista essa que foi divulgada há uma semana durante a conferência de imprensa de apresentação do Capítulo Perfeito versão 2026.
Ocupando o lugar que inicialmente estava destinado ao conterrâneo João Kopke, Tomás Valente reinou nos cilindros que tão bem conhece. Na final, com o score combinado de 10,25 pts, Tomás impô-se a Francisco Mittermayer, João Moreira e Miguel Kilford.
Tomás Valente
André Carvalho
“Ainda nem consigo acreditar. Ganhar aqui, no meio de tantos jovens talentos, teve também um lado de sorte, porque o mar de Carcavelos não é fácil. O meu objetivo sempre foi estar aqui entre os meus amigos, que são quem me inspira", começou por dizer Tomás.
"Apurar-me para o Capítulo Perfeito leva-me à essência do surf com que cresci: apanhar o voo e dormir em qualquer sítio para surfar as melhores ondas. Se estiverem boas, não é preciso mais nada. Este campeonato simboliza isso mesmo, a procura pelos tubos e a contracultura do surf. Entrei na edição de 2014 e em mais algumas provas", referiu o surfista que agora irá enfrentar alguns dos melhores especialistas a nível nacional e internacional na arte de entubar.
"Agora quero desfrutar e não me preocupar demasiado porque o tubo é uma manobra como o vinho: quanto mais velho se fica, mais se aprende a competir e a lidar com as ‘manhas’ das ondas", concluiu.
Com o saboroso triunfo alcançado, Tomás Valente tornou-se no 15.º e penúltimo nome a garantir lugar no heat draw. Junta-se ao compatriota Pedro Boonman, vencedor da votação do público, Balaram Stack (EUA), Bruno Santos (BRA), Joel Parkinson (AUS), Noah Beschen (HAV), Rob Machado (EUA), Soli Bailey (AUS), Torrey Meister (HAV), Tosh Tudor (EUA), Anne dos Santos (BRA), João Maria Mendonça, Miguel Blanco, Nic von Rupp e Cam Richards (EUA), que é o campeão em título.
Por definir está apenas uma vaga. Trata-se do wildcard performanece, que será atribuído a um surfista internacional a anunciar apenas na véspera do campeonato, cujo alerta é emitido com 72 horas de antecedência face ao potencial dia da ação.
Recorde-se que a edição de 2026 do Capítulo Perfeito, que marca a internacionalização do projeto , tem o período de espera de 12 da janeiro a 12 de março.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram