O passado mês de dezembro foi insano ali para os lados da Canhão da Nazaré. O Atlântico Norte esteve imparável e como tal sucederam-se as ondulações grandes, naquele que foi um início de temporada em grande estilo.
As condições verificadas na Praia do Norte exibiram tanto potencial que até se realizou o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, evento especial de tow-in que teve novamente vitória lusitana. Há muito que não se via um dezembro assim. Os big riders e os fãs agradeceram as dádivas da natureza.
Com a chegada da quadra natalícia, as coisas acalmaram ao nível do surf junto ao majestoso Forte de São Miguel Arcanjo, que recentemente atingiu um marco histórico.
As últimas semanas foram bem mais tranquilas, mas o Canhão da Nazaré está na eminência de voltar à carga, marcando o início da segunda metade da temporada. E que rugido será este!
No horizonte estão ondas muito grandes, as maiores de uma temporada que tem sido memorável. A chegada de uma forte tempestade durante esta semana - deverá ser denominada depressão Ingrid - trará o primeiro swell gigante do ano. Os holofotes estão direcionados para o espaço temporal entre quinta-feira e domingo.
De acordo com as previsões, que mudam constantemente, o mar vai subir e de que maneira ao longo dos próximos dias. Neste momento, o pico da ondulação a entrar está situado nos 8 metros (!) de altura, com um período de 16 segundos, durante a tarde de sexta-feira. Ao nível do tamanho, pese embora uma muito ligeira descida, as condições aparentam manter-se consistentes fim de semana dentro.
Em publicação na rede social Instagram, o português Nic von Rupp diz que o tamanho das ondas será consideravelmente maior em comparação com o verificado no TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, prova que venceu coletivamente e onde as massas de água impressionaram pela enormidade.
Segundo Nicolau, caso as condições permitam surf com qualidade poderá haver a possibilidade de surfar a tão procurada onda de 100 pés (cerca de 30 metros).
Para os dias que se seguem, o grande ponto de interrogação está na possibilidade das condições tempestuosas estragarem a formação das imponentes montanhas de água. Já a partir desta quarta-feira, o vento vai soprar com muita intensidade, pelo que pode revelar-se o maior inimigo. A chuva também será intensa.
Resta aguardar e ver os que nos reserva os próximos dias. Como sempre, toda a evolução das condições e potencial ação na água pode ser acompanhada através das livecams instaladas no Canhão da Nazaré. São 7 livecams com planos diferentes!
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram