Já é conhecido o calendário do Mundial de Bodyboard para 2026, ano em que a International Bodyboarding Committee (IBC) volta a desempenhar o papel de promotora do circuito.
Mais uma vez, o roteiro a percorrer pelos melhores bodyboarders do planeta tem Portugal como ponto de passagem. O nosso país acolhe novamente o único campeonato que será disputado em águas da Europa continental.
O histórico Sintra Bodyboard Pro Fest - a mais antiga etapa do Mundial - tem lugar de 2 a 6 de setembro nas ondas da desafiante Praia Grande. Na prova lusa, haverá 3125 pontos em disputa para os homens e 1500 para as mulheres.
O Sintra Pro surge como a oitava e antepenúltima etapa de um calendário que vai passar por três continentes (Europa, África e América) e chega a seis países: Portugal, Espanha, Marrocos, Chile, Brasil e Espanha. Nota para o facto de que existem provas e datas que ainda carecem de confirmação.
IBC
Entre as novidades, destaca-se o regresso da visita a Antofagasta, no Chile. Este retorno a uma latitude icónica do circuito deverá acontecer em dose dupla. Primeiro, com o campeonato que terá como palco a onda de La Nilda, na qual também haverá a decisão do regressado título mundial de dropknee .
Depois, em agosto, está agendada a passagem pela velha conhecida esquerda de La Cupula, numa competição destinada às senhoras e que carece de confirmação quanto à data e realização da própria prova.
Outra novidade para a temporada que se avizinha é a incursão pelo México, com a visita ao famoso e potente beach break de Pascuales, de 3 a 9 de julho.
Tal como aconteceu em 2025, o circuito mundial irá começar em Marrocos (Agadir) com o World Bodyboard Championship, de 2 a 12 de fevereiro. Como manda a tradição, a última paragem é o emblemático Gran Canaria Frontón King, evento exclusivamente masculino e que decorrerá de 17 a 31 de outubro.
O poderoso slab do Frontón também recebe a prova final do Mundial Júnior masculino, enquanto o Mundial Júnior feminino termina outra vez na Praia do Solemar (Jacaraípe), no Brasil. Trata-se da prova concebida pela lendária Neymara Carvalho e que é totalmente dedicada ao género feminino. É no Wahine Bodyboarding Pro que haverá novamente a coroação da campeã mundial Master.
Pelo meio, o Mundial de Bodyboard versão 2026 ainda passará por outro ponto da Terra de Vera Cruz, no caso Itacoatiara. Esta é uma das etapas Prime, que têm em jogo o dobro dos pontos do Sintra Pro.
De referir ainda que no escalão Júnior, a IBC mantém o formato Rising Series no setor masculino. O formato consiste na realização de provas em diferentes pontos do globo que servem de qualificação para a finalíssima no Frontón. Com estes eventos de qualificação, a IBC pretende reduzir os custos de viagens para os atletas juniores e assegurar um maior foco destes nos estudos.
Recorde-se que os atuais campeões mundiais são Uri Valadão (Open), Alexandra Rinder (Feminino), Louka Zaninotto (Júnior masculino), Alice Teotónio (Júnior feminino) e Sammy Morretino (Dropknee).
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram