Entre os dias 6 e 22 de fevereiro, acontecem os 25.º Jogos da Olimpíada de Inverno. Pela terceira ocasião na história, o mega evento tem lugar em Itália, desta feita em Milão-Cortina d'Ampezzo.
Não obstante estar muito longe de ser uma potência nos desportos de inverno, Portugal marcará presença no certame, com uma curta delegação que terá o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, Pedro Flávio, como Chefe da Missão.
A comitiva lusa será composta por um trio de atletas, repetindo o número de participantes verificado nos Jogos Olímpicos de Calgary'1988 e na edição anterior (Pequim'2022).
Para Milão-Cortina'2026, Portugal garantiu duas vagas no esqui alpino e uma no esqui de fundo. O número de atletas olímpicos podia ter sido maior, mas a madeirense Jéssica Rodrigues não conseguiu tornar-se na primeira portuguesa a participar numa prova olímpica de patinagem de velocidade. Ela que em 2025 sagrou-se campeã do mundo Júnior em 'mass start'.
Desta forma, os representes nacionais em solo transalpino serão José Cabeça e os manos Vanina e Emeric Guerillot. Destes, apenas o jovem Emeric, de 18 anos, faz a estreia nas Olimpíadas.
O primeiro português em ação é o alentejano José Cabeça, que a 10 de fevereiro vai competir na prova de sprint em esqui de fundo. Três dias depois, disputará os 10 km estilo livre, também em esqui de fundo. O natural de Évora repete a presença olímpica de Pequim'2022, onde foi 88.º classificado nos 15 km estilo clássico.
Passando para os irmãos Guerillot, Vanina irá competir a 15 de fevereiro no slalom gigante e no dia 18 no evento de slalom. Em Pequim'2022, a luso-francesa terminou o slalom gigante no 43.º posto e não terminou a competição de slalom.
Por último, Emeric é o atleta português que mais vezes estará em cena. Tudo começa a 11 de fevereiro, com a participação do debutante no Super G, especialidade onde não há participação lusitana desde Lillehammer'1994.
Depois, repetindo o programa da irmã, Emeric Guerillot disputará o slalom gigante e o slalom a 14 e 18 de fevereiro, respetivamente.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram