Logo ao primeiro dia do período de espera, o Mundial Júnior da World Surf League (WSL) foi para a água. Nesta jornada que abriu a temporada de 2026 da WSL, esteve em ação a única representante do surf luso no evento, que decorre pela segunda edição consecutiva nas águas quentes das Filipinas.
Em Urbiztondo Beach, província de La Union, Maria Salgado, de 19 anos, não anotou o arranque mais desejado. A atual campeã europeia Júnior da WSL foi relegada para a repescagem, falhando assim o acesso direto aos oitavos-de-final. Tudo porque a surfista de Santa Cruz ficou no segundo posto da terceira bateria da ronda inaugural, na qual mediu forças com duas wildcards.
Apesar deste desfecho, naquele que foi o primeiro heat que surfou num Mundial Júnior da WSL, a bicampeã nacional Sub-20 mostrou a valia do seu surf nas direitas de Urbiztondo Beach, onde o mar ganhou tamanho com o avançar do dia. Sensações positivas evidenciadas para a repescagem. Aí, a jovem do Oeste está obrigada a vencer, uma vez que nova derrota terá como consequência a eliminação do campeonato.
Salgado somou 10,16 pts, ficando à frente da local Cathleya Casals (2,50 pts), que cometeu uma interferência, e atrás da peruana Arena Rodriguez, que assegurou o triunfo em grande estilo. A medalhada de cobre do último Mundial ISA sénior não só fez a pontuação combinada (14,20 pts) mais elevada do dia, assim como a melhor onda (8,17 pts) de todo o campeonato, até ao momento.
Nesta primeira apresentação em Urbiztondo Beach, os nomes mais cotados não estão a permitir veleidades à oposição. A campeã do mundo ISA Janire Gonzalez Etxabarri, a mana Annette, a top mundial Bella Kenworthy e a brasileira Laura Raupp estrearam-se com vitórias.
Agora, Maria Salgado aguarda pela definição de quem será a sua adversária na ronda de repescagem, já com embates 'woman-on-woman'. O nome da próxima oponente apenas ficará definido com a conclusão da ronda 1 feminina. Faltam disputar duas baterias para que tal suceda.
Recorde-se que o período de espera do certame, que consagrará os campeões mundiais juniores referentes a 2025, estende-se até ao dia 18 de janeiro.
Resultados ronda 1 feminina (Heats 1-6):
HEAT 1: Laura Raupp (BRA) 12.83 DEF. Stella Green (AUS) 8.33, Anastasia Venter (RSA) 6.03
HEAT 2: Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) 11.60 DEF. Zoey Kaina (USA) 9.96, Skai Suitt (HAW) 9.63
HEAT 3: Arena Rodriguez Vargas (PER) 14.20 DEF. Maria Salgado (POR) 10.16, Cathleya Casals (PHL) 2.50
HEAT 4: Bella Kenworthy (USA) 10.37 DEF. Catalina Zariquiey (PER) 8.84, Mara Lopez (PHL) 6.03
HEAT 5: Janire Gonzalez Etxabarri (EUK) 9.27 DEF. Sumomo Sato (JPN) 9.03, Luara Mandelli (BRA) 5.56
HEAT 6: Anon Matsuoka (JPN) 10.83 DEF. Mirai Ikeda (JPN) 10.60, Carla Morera de la Vall (ESP) 8.17
Heats restantes:
HEAT 7: Talia Swindal (USA) vs. Vaihitimahana Inso (HAW) vs. Emily Jenkinson (RSA)
HEAT 8: Reid Van Wagoner (USA) vs. Sierra Kerr (AUS) vs. Isla Huppatz (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram