Já sem a portuguesa Maria Salgado - eliminada na véspera - o Mundial Júnior da World Surf League (WSL) prosseguiu esta quarta-feira com o quarto dia de competição nas Filipinas.
Em Urbiztondo Beach, que voltou a brindar os jovens surfistas com ondas pequenas, disputaram-se os quartos-de-final dos setores masculino e feminino. Desta forma, definiu-se que competidores vão lutar pelos títulos mundiais referentes a 2025 no dia das finais.
Uma coisa já é certa desde o início do campeonato - o primeira da WSL em 2026 - haverá novos campeões do mundo face à última edição. Isto porque o indonésio Bronson Meydi e a top mundial brasileira Luana Silva não estão presentes. Consagrados igualmente nas direitas de Urbiztondo Beach, a dupla já não está elegível a participar no Mundial, que permite a participação de surfistas com idade igual ou inferior a 20 anos.
Dos 48 surfistas que começaram o evento, restam oito competidores, com a armada australiana em grande destaque. Isto porque cinco desses atletas são originário dos antípodas, pelo que existem boas possibilidades da turma 'aussie' repetir algo que não se verifica desde 2016: fazer a dobradinha de títulos mundiais.
Entre os homens, apenas encontramos um surfista que não é australiano. Trata-se de Nadav Attar, um israelita que vive na Costa Rica. Na luta pelo acesso à final, Nadav irá medir forças com o Winter Vincent, que é o atual vice-campeão do mundo da WSL.
Nadav Attar
WSL/Cait Miers
No outro embate, os compatriotas Lennix Smith e Dane Henry dividem o lineup. Curiosmamente, ambos chegaram a esta fase após vitórias sobre adversários brasileiros: Gabriel Klaussner e o goofy Rickson Falcão.
Nota para o facto de que Dane Henry procura arrecadar a terceira coroa mundial em somente quatro meses. O surfista de 19 anos é o atual campeão do mundo ISA Open e Sub-18.
Passando para as raparigas, o surf australiano tem brilhado por intermédio da prodigiosa Sierra Kerr e da menos conhecida Isla Huppatz.
Ex-campeã do mundo Sub-20, a filha de Josh Kerr parece estar de volta à sua melhor versão, depois de longa ausência devido a uma doença infeciosa. Em crescendo a cada heat que surfa, Sierra, de 18 anos, atingiu as meias-finais na sequência da vitória diante da amiga e top mundial Bella Kenworthy.
Sierra Kerr
WSL/Cait Miers
Já Isla Huppatz tem sido a surfista em maior destaque ao longo da competição, com scores expressivos e demonstrando uma grande conexão com as direitas de Urbiztondo Beach. É da sua autoria a melhor onda (9,00 pts) de todo o Mundial.
As próximas adversárias de Isla Huppatz e Sierra Kerr são a havaiana Vaihitimahana Inso e a basca Janire Gonzalez Etxabarri, respetivamente. Vigente campeã mundial ISA, Janire foi a responsável nos quartos-de-final pelo afastamento do carrasco de Maria Salgado, a peruana Catalina Zariquiey.
Com o período de espera até domingo e somente seis baterias por realizar (sensivelmente três horas de ação), cabe agora à WSL escolher o momento ideal para encerrar a prova. De acordo com as previsões, o mar pequeno promete continuar a ser um desafio para surfistas e organização.
Resultados quartos-de-final femininos:
HEAT 1: Vaihitimahana Inso (HAW) 8.50 DEF. Carla Morera De La Vall (ESP) 6.03 HEAT 2: Isla Huppatz (AUS) 15.57 DEF. Anon Matsuoka (JPN) 12.34 HEAT 3: Sierra Kerr (AUS) 15.33 DEF. Bella Kenworthy (USA) 11.30 HEAT 4: Janire Gonzalez Etxabarri (EUK) 13.80 DEF. Catalina Zariquiey (PER) 9.56Heats meias-finais femininas:
HEAT 1: Vaihitimahana Inso (HAW) vs. Isla Huppatz (AUS) HEAT 2: Sierra Kerr (AUS) vs. Janire Gonzalez Etxabarri (EUK)Resultados quartos-de-final masculinos:
HEAT 1: Lennix Smith (AUS) 14.74 DEF. Rickson Falcao (BRA) 13.40 HEAT 2: Dane Henry (AUS) 14.50 DEF. Gabriel Klaussner (BRA) 10.16 HEAT 3: Winter Vincent (AUS) 11.26 DEF. Ikko Watanabe (JPN) 10.70 HEAT 4: Nadav Attar (ISR) 14.27 DEF. Oliver Zietz (NLD) 13.70Heats meias-finais masculinas:
HEAT 1: Lennix Smith (AUS) vs. Dane Henry (AUS) HEAT 2: Winter Vincent (AUS) vs. Nadav Attar (ISR)
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram