Com as sucessivas ondulações grandes que têm quebrado na Praia do Norte desde o início de dezembro, eis a notícia pela qual todos ansiávamos.
Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) anunciou que colocou o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge versão 2025/2026 em alerta amarelo.
Desta forma, o evento especial de tow-in poderá ter lugar no sábado, dia 13 de dezembro, uma vez que o alerta tem de ser emitido com 72 horas de antecedência do potencial início das hostilidades.
O alerta emitido serve para que os big riders convidados se preparem para a ação e tenham tempo suficiente para viajar até ao nosso país, fundamentalmente no caso da tropa internacional.
Na sequência de nova tempestade no Oceano Atlântico, que tem estado muito ativo nos últimos tempos, a organização está a monitorizar de perto uma ondulação favorável na casa dos 4 metros e um período de 17/16 segundos.
Segundo as previsões, este swell, com direção de noroeste, começará a entrar ao longo da tarde de sexta-feira, atingindo o seu pico durante a noite. Como tal, espera-se que às primeiras horas da manhã seja possível colocar o campeonato na água, sendo esperado vento offshore.
As expectativas são muitas. Diz Nic von Rupp, um dos big riders convidados, que esta poderá ser uma das melhores ondulações a quebrar no Canhão desde 2022. "Estamos à espera de ondas gigantes, condições que não vemos todos os dias. Há muito que esperamos por um swell assim", referiu Nicolau em publicação na rede social Instagram.
A decisão final por parte da organização será conhecida pelas 8h30 de sexta-feira, de acordo com a WSL. Caso seja emitida luz verde, o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge tem início marcado para as 9h00 de sábado. As condições para um grandioso espetáculo parecem estar reunidas, pois espera-se um dia de ondas grandes bem soalheiro, o que deverá atrair muito público à Praia do Norte.
Em prova, estarão nove formações, compostas por dois big riders. Entre os 18 surfistas convidados, numa lista que ainda poderá sofrer modificações, encontram-se dois portugueses: o jovem António Laureano e o já mencionado Nic von Rupp, que venceu coletivamente na edição passada.
O duo luso repete os parceiros do último TUDOR Nazaré Big Wave Challenge. Como em equipa que ganha não se mexe, Nic von Rupp volta a unir esforços com o francês Clement Roseyro, que há menos de uma semana proclamou-se campeão do emblemático Punta Galea Big Wave Challenge.
Por sua vez, António Laureano faz equipa com a britânica Laura Crane, uma das três mulheres convidadas pela organização.
Durante o dia, estarão três prémios em disputa: melhor performance masculina, melhor performance feminina e a melhor performance por equipas.
Recorde-se que a janela de espera do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge abriu no passado dia 1 de novembro e prolonga-se até 31 de março do próximo ano. Todavia, a espera pode estar muito perto de terminar, nesta que poderá ser uma prenda de Natal antecipada.
Convidados TUDOR Nazaré Big Wave Challenge
Equipa 1: Nic von Rupp (POR) / Clement Roseyro (FRA)
Equipa 2: Lucas ‘Chumbo’ Chianca (BRA) / Pedro Scooby (BRA)
Equipa 3: Andrew Cotton (GBR) / Ben Larg (SCO)
Equipa 4: Rodrigo Koxa (BRA) / Vitor Faria (BRA)
Equipa 5: Rafael Tapia (CHL) / Pierre Rollet (FRA)
Equipa 6: Benjamin Sanchis (FRA) / Jerome Sayhoun (MAR)
Equipa 7: Justine Dupont (FRA) / Eric Rebiere (FRA)
Equipa 8: Michelle des Bouillons (BRA) / Ian Cosenza (BRA)
Equipa 9: Laura Crane (GBR) / Antonio Laureano (POR)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram