Quando falamos de piscinas de ondas artificiais, o nome da Wavegarden salta logo para cima da mesa, com as diversas lagoas que possui ao redor do globo.
A empresa basca é a grande referência de um setor que se prepara para chegar a Portugal, precisamente num projeto (Surf Park de Óbidos) em que a Wavegarden está envolvida.
Porém, neste mercado, existem outros players. É o caso da Kelly Slater Wave Company, que está presente no Surf Ranch e no Surf Abu Dhabi, e a Surf Loch, que podemos encontrar na piscina de Palm Springs e na estrutura erguida num antigo canal em Roterdão.
Por estes dias, a Surf Loch é notícia por ter apresentado uma "tecnologia revolucionária". Falamos da WaveBender, que segundo a marca californiana dá início a um "novo capítulo no desenvolvimento de piscinas de surf".
A apresentação oficial teve lugar no Surf Park Summit em Virginia Beach, enquanto a exibição ocorreu na IAAPA Expo em Orlando.
Em comunicado oficial, a entidade norte-americana explica que a WaveBender "oferece ondas com força muito semelhantes às do oceano e uma curvatura em direcção ao surfista". Disponível em vários níveis de curvatura, o objetivo é replicar o que se pode encontrar em reef breaks naturais.
Esta nova tecnologia foi desenvolvida por surfistas e já testada no Palm Springs Surf Club.
Segundo a Surf Loch, a WaveBender "duplica a capacidade de surfistas em cada sessão, gerando ondas consistentes e de alta qualidade (direcção dedicada a um dos lados ou para os dois lados ao mesmo tempo 'A-frame') com frequência entre ondas de 13 segundos, durações superiores a 18 segundos (“ride time”)".
"É a culminar de 40 anos de inovação. O caminho mais fácil era uma linha reta, mas essa não é a melhor onda da natureza. A visão era criar um 'reef pass' de recife tropical, uma onda que se curva constantemente em direção aos surfistas", explica Tom Lochtefeld, fundador da Surf Loch.
Na hora do lançamento de uma nova solução tecnológica, a Surf Loch revela que já possui contratos para a construção de piscinas com a incorporação da WaveBender nos Estados Unidos da América, Brasil e Austrália.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram