Disputada no Peru, a 21.ª edição do Mundial ISA Júnior chegou ao fim no último domingo. Foi o culminar de mais de sete dias de competição nas ondas de Punta Rocas e de El Bosque.
Esta foi uma verdadeira maratona que colocou à prova os 424 jovens surfistas participantes, divididos por 57 equipas, um número recorde de formações presentes. Tudo se tornou ainda mais desafiante com a abolição das repescagens, solução draconiana adotada pela Associação Internacional de Surf (ISA) devido ao elevado número de atletas participantes.
Composta por 12 surfistas e orientada por um novo selecionador nacional (Sebastião Furtado), Portugal já não esteve em ação no dia das finais, que coroou os campeões mundiais dos escalões Sub-16 e Sub-18.
Das ondas peruanas, que pela segunda vez na história acolheram o evento, a Seleção Nacional sai sem medalhas - a última foi conquistada em 2023 - mas melhorou o seu desempenho face à edição transata.
Depois do 14.º lugar alcançado há um ano em El Salvador, agora Portugal assegurou lugar no top 10, fechando o certame no nono posto. Foi a terceira melhor seleção europeia, ficando atrás da França (7.ª) e da Espanha (5.ª). O país vizinho esteve em grande destaque ao arrecadar metade dos títulos individuais, com as conquistas de Dylan Donegan dos Santos e de Sol Borelli.
Em Sub-16, os novos campeões do mundo são o australiano Ocean Lancaster e a norte-americana Baily Turner. O sucesso de Lancaster contribuiu para que a turma 'aussie' vencesse a classificação coletiva pelo segundo Mundial ISA Júnior consecutivo.
No seio da armada lusa, a nível individual, o melhor desempenho foi anotado por Jaime Veselko, com o 10.º posto no escalão Sub-16 masculino. Os compatriotas Tiago Guerra e Manuel Pirujinho alcançaram a 13.ª e 25.ª posições, respetivamente.
Ainda no escalão Sub-16, mas do lado feminino, Ana Mel Canhoto foi quem chegou mais longe, obtendo o 13º lugar. Já a estreantes Vida Mendonça e Suri Rodrigues quedaram-se pelo 37.º e 49.º lugares, respetivamente.
Passando para a categoria Sub-18, Miriam Julião terminou no 13.º posto entre as raparigas, enquanto Lua Escudeiro e Teresa Pereira fecharam a participação na 25.ª e 37.ª posições, respetivamente.
Por fim, no setor masculino, Salvador Vala acabou em 28.º ao passo que os debutantes Mário Leopoldo e Bruno Amado ficaram no 37.º posto.
O Mundial ISA Júnior volta a ter lugar no próximo ano. Será o regresso a El Salvador no âmbito de um acordo estabelecido entre o poder político local e a ISA para a realização de vários Mundiais nesta nação da América Central até 2027.
Classificações
Equipas
Ouro – Austrália
Prata – EUA
Bronze – Brasil
Cobre – Peru
Sub-16 masculino
Ouro – Ocean Lancaster (AUS)
Prata – Thiago Passeri (ARG)
Bronze – Caden Francis (AUS)
Cobre – Pablo Gabriel (BRA)
Sub-16 feminino
Ouro – Bailey Turner (EUA)
Prata – Catalina Zariquiey (PER)
Bronze – Lucy Darragh (AUS)
Cobre – Zoey Kaina (HAW)
Sub-18 masculino
Ouro – Dylan Donegan (ESP)
Prata – Jacob Turner (HAW)
Bronze – Tiger Abubo (HAW)
Cobre – Lukas Skinner (ENG)
Sub-18 feminino
Ouro – Sol Borelli (ESP)
Prata – Milla Coco Brown (AUS)
Bronze – Clémence Schorsch (FRA)
Cobre – Siqi Yang (CHN)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram