A lista inicial de surfistas convidados para o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge versão 2025/2026 foi divulgada a 1 de novembro, o dia em que abriu a longuíssima janela de espera.
Desse elenco inicial, composto por 18 corajosos nomes, houve apenas uma alteração quando surgiu o momento da prova ir para a água, o que aconteceu no último sábado.
A mudança verificou-se no surfista que fez equipa com o britânico Andrew Cotton, big rider da velha guarda e um dos habitué das sessões gigantes na Praia do Norte.
O jovem escocês Ben Larg, de 21 anos, saiu para dar lugar a James Carew. Aos 26 anos de idade, este australiano ganhou a oportunidade de fazer a estreia neste evento especial de tow-in. Foi um dos dois estreantes, juntamente com o marroquino Jerome Sahyoun.
James Carew & Andrew Cotton
WSL/Manel Geada
Pode ser desconhecido para alguns, mas James Carew é um nome consagrado no kitesurf, sendo um pluricampeão mundial da disciplina. De kite, no passado, já se tinha aventurado nas enormes massas de água da Praia do Norte. Porém, agora foi toda uma nova experiência. Carew vestiu a licra de competição e mediu forças com alguns dos melhores big riders do planeta na famosa arena nazarena, que esteve ao rubro.
Apesar de ser um novato nas ondas grandes, a verdade é que 'Storm', assim é a sua alcunha, não se deu nada mal nesta estreia. Foi a grande surpresa da competição que acabou prematuramente devido a problemas técnicos, fundamentalmente sucessivas falhas na energia elétrica.
"Este ano, parece que tudo se alinhou para o que aconteceu. Foi a combinação perfeita de trabalho duro, boas pessoas e um pouco de sorte", escreveu o laureado kitesurfer nas redes sociais.
James Carew
WSL/Damien Poullenot
A nível individual, James Carew alcançou um extraordinário quinto posto entre os 15 homens que estiveram em cena. À sua frente, apenas ficou um quarteto que neste momento aparenta jogar noutra liga: Lucas Chumbo (1.º), Nic von Rupp (2.º), Clement Roseyro (3.º) e Pedro Scooby (4.º)
As boas performances individuais plasmadas por 'Storm' tiveram impacto na classificação coletiva, onde houve direito a posição de pódio. Ao lado de 'Cotty', uma das figuras que mais sabe do ofício, Carew alcançou um excelente terceiro lugar. Desfecho que tornou memorável esta primeira aparição no TUDOR Nazaré Big Wave Challenge.
"Foi apenas o meu começo nas ondas grandes. Mal posso esperar para ver onde que é isto me vai levar", confidenciou o atleta australiano.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram