A Seleção Nacional Júnior de Surf já está no Peru para participar no 21.º Mundial ISA da categoria, que celebra-se entre os dias 5 e 14 de dezembro nas ondas de Punta Rocas e de El Bosque.
Dois anos volvidos da edição disputada no Brasil, o certame promovido pela Associação Internacional de Surf (ISA) está de volta à América do Sul. Em toda a sua história, esta é a segunda incursão por águas peruanas.
A formação portuguesa será um dos 57 conjuntos em competição. Trata-se de um número recorde de equipas presentes no Mundial ISA Júnior.
No seio da comitiva lusa, desde logo destaca-se a estreia de um novo selecionador, que surge no seguimento da mudança diretiva levada a cabo na Federação Portuguesa de Surf (FPS) no primeiro trimestre de 2025.
O nortenho Sebastião Furtado tomou o lugar que estava a ser ocupado por David Raimundo, que é o técnico do escalão Open.
'Sebas' estará à frente de uma equipa composta por 12 jovens surfistas, que estão divididos pelas categorias de Sub-16 e de Sub-18. São seis homens e outras tantas mulheres.
Os convocados são:
Sub-18 masculino
Mário Leopoldo
Salvador Vala
Bruno Amado
Sub-18 feminino
Lua Escudeiro
Teresa Pereira
Miriam Julião
Sub-16 masculino:
Jaime Veselko
Manuel Couto
Tiago Guerra
Sub-16 feminino:
Mel Canhoto
Suri Rodrigues
Vida Mendonça
Em relação ao Mundial ISA Júnior de 2024, os juniores portugueses repetentes na convocatória são Jaime Veselko (campeão nacional Sub-18), Ana Mel Canhoto (bicampeã nacional Sub-16), Miriam Julião e Tiago Guerra.
No passado, Lua Escudeiro, Teresa Pereira e Salvador Vala também já participaram na competição, enquanto Mário Leopoldo, Bruno Amado, Suri Rodrigues, Vida Mendonça e Manuel Couto são debutantes.
"Neste momento, estamos confiantes em fazer um bom trabalho, apoiando os jovens surfistas e proporcionar-lhes todas as condições para que consigam fazer o seu melhor surf e honrar a camisola portuguesa", disse o selecionador Sebastião Furtado em publicação da FPS nas redes sociais.
Diariamente, a prova poderá ser acompanhada através da transmissão em direto no portal de internet da ISA ou no seu canal de YouTube. De referir que só no sábado teremos surfistas na água com a licra de competição, pois a sexta-feira está reservada para a tradicional cerimónia de abertura, que engloba a parada das nações e a entrega dos frascos de areia das equipas participantes.
Haverá 427 jovens atletas em ação, num evento muito especial para Angola, uma vez que fará a sua estreia. O mesmo acontece com as congéneres da Eslovénia, Índia e Santa Lúcia.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram