Os últimos dias têm sido bastante difíceis para Portugal no Mundial ISA Júnior versão 2025, que decorre até domingo no Peru.
Pela segunda jornada consecutiva, houve uma razia no seio da armada lusa, deixando esta cingida a dois elementos e com presença apenas no escalão Sub-16 masculino. Isto numa altura em que restam dois dias de competição para o término da 21.ª edição do certame, que já vai muita longa. Tudo começou há uma semana.
Os resistentes da tropa comandada pelo novo selecionador Sebastião Furtado são Jaime Veselko e Tiago Guerra. Este duo qualificou-se para a ronda 4 dos Sub-16, estando entre os 24 melhores surfistas da categoria e a três heats da final das medalhas.
Se na véspera a Seleção Nacional viu cinco elementos ficarem pelo caminho, esta sexta-feira registaram-se mais quatro eliminações.
Ao contrário dos compatriotas Jaime Veselko (venceu o seu heat) e Tiago Guerra, Manuel Pirujinho foi afastado na ronda 3 da prova destinada à categoria Sub-16 masculina. O vigente campeão nacional do escalão ficou a pouco mais de 1,0 pts de seguir em frente.
Na mesma categoria, mas no setor feminino, a bicampeã nacional Ana Mel Canhoto foi eliminada na ronda 4, deixando Portugal sem representação neste quadro de competição.
A saída de cena das cores portuguesas também ocorreu na categoria Sub-18. Entre os rapazes, Salvador Vala acabou derrotado na ronda 4, a mesma fase em que Miriam Julião encerrou a sua participação. Depois de um percurso que estava a ser 100% vitorioso, Miriam viu travada a sua marcha.
Este sábado, o Mundial ISA Júnior de 2025 vive o seu penúltimo dia. Pela primeira vez, apenas haverá ação numa só onda, no caso Punta Rocas. As esquerdas de El Bosque despediram-se do campeonato. Curiosamente, esta foi a onda em que os surfistas portugueses tiveram sucesso esta sexta-feira.
Na luta pelo acesso à ronda 5, Tiago Guerra será o primeiro a surfar. Na quarta de seis baterias em agenda, Tiago encontra o peruano Bastian Arevalo, o costarriquenho Carden Jagger e o australiano Caden Francis.
Já Jaime Veselko enverga a licra no derradeiro heat desta fase. O teste será exigente para o surfista que está a competir em Sub-16, não obstante ser o atual detentor do título nacional Sub-18.
Dois dos próximos três oponentes são o brasileiro voador Arthur Vilar, que há pouco mais de um mês foi o seu 'carrasco' na final internacional do Rip Curl GromSearch, e o argentino Thiago Passeri, que recentemente conquistou o ALAS Global Finals. O alinhamento da bateria fica completo com o indonésio Aditya Somiya. Só os dois primeiros classificados de cada contenda são apurados, recordando sempre que não há repescagens ao contrário do que é habitual em Mundiais ISA.
Nota final para a classificação coletiva, onde Portugal tem perdido vários lugares como consequência das sucessivas eliminações. Neste momento, a bandeira lusa surge na 11.ª posição de uma tabela que continua a ser comandada pelo país irmão, o Brasil.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram