Na última quarta-feira, as coisas estiveram a ferro e fogo na Nazaré. A Praia do Norte recebeu o maior swell da temporada, até ao momento.
Com o Canhão a entregar ondas gigantes desde bem cedo pela manhã, o dia foi de alta voltagem. O lineup ficou repleto de corajosos big riders e de jet skis, num cenário sempre belo de observar.
Para além de majestosas performances - o recordista mundial do Guinness Sebastian Steudtner brilhou - a jornada ficou marcada por um momento muito tenso, o que por vezes sucede nestes dias em que o ser humano desafia a implacável força da natureza.
Desta vez, tocou a um dos big riders com maior experiência acumulada nestas condições. Um dos maiores nomes da história do surf de ondas grandes. Durante a manhã, o brasileiro Carlos Burle, de 58 anos, sofreu um pesado wipeout e viveu momentos de tensão durante o resgate, que não foi nada fácil.
Numa primeira fase, depois de ser atingido na cabeça por sucessivas ondas, o veterano big rider foi resgatado pelo compatriota Lucas Chumbo.
Porém, o jet ski em que Chumbo estava aos comandos virou e foi necessário mais auxílio, com este a surgir in extremis por parte de Will Santana, também com o apoio de Michelle des Bouillons já junto à costa. O incidente com o jet ski complicou, mas Lucas Chumbo nunca deixou de estar com Carlos Burle, mostrando sangue frio no socorro. A sua ação revelou-se crucial neste difícil, mas bem-sucedido resgate. Foi um verdadeiro anjo da guarda!
Aqueles foram instantes de stress e apreensão, com o mais trágico dos cenários à espreita, mas felizmente tudo acabou bem.
Chegado finalmente a terra e sem nunca perder a consciência, o ex-campeão mundial de ondas grandes foi prontamente assistido pelas equipas de segurança. De seguida foi transportado para o hospital, ainda que já mostrasse que se movia pelos próprios meios.
Na unidade hospitalar, Burle foi observado e não demorou a receber alta. Fez a viagem de regresso ao Brasil ainda na noite de quarta-feira.
Recorde-se que esta não é a primeira vez que Carlos Burle está envolvido num momento de alta tensão nas ondas grandes da Praia do Norte.
Há 12 anos, em outubro de 2013, o big rider pernambucano não foi o resgatado, mas sim quem resgatou. Carlos Burle procedeu então ao resgate de Maya Gabeira após esta sofrer um wipeout que quase lhe roubou a vida.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram