No Sunset Pro, que terminou no último sábado, houve uma grom taitiana que foi a autora de uma grande surpresa nesta sempre desafiante onda do North Shore da ilha havaiana de Oahu.
Não, não falamos de Kelia Gallina, que ficou debaixo dos holofotes pela estreia este ano no CT com apenas 13 aninhos. A protagonista desta história é a compatiota Kiara Goold, que é pouco mais velha do que Gallina.
Aos 15 anos de idade, a pequena Kiara Goold estreou-se como campeã de eventos do QS, obtendo a vitória mais importante da sua ainda muito curta carreira.
Goold venceu categoricamente em Sunset Beach, batendo o pé à armada havaiana, composta por surfistas bem mais velhas e muito experimentadas nas investidas pelas agitadas águas deste antigo palco do CT.
Neste QS2000, pertencente ao circuito regional do Havai/Taiti, a nova vice-líder do ranking exibiu toda a sua valentia, surfando como gente grande. No dia das finais, de forma destemida, Kiara enfrentou e brilhou em Sunset Beach, numa daquelas jornadas em que o mar apresenta tamanho considerável e mete muito respeito.
Kiara Goold
WSL/Tony Heff
Na final, Goold deu show ao somar 16,34 pts em 20 possíveis, pontuação na qual incluiu uma onda de 8,67 pts. Esta performance, permitiu superiorizar-se à líder do ranking e 'Rainha de Pipeline', Moana Jones Wong (13,93 pts). A surfista havaiana mostrou outras valências do seu surf, que não entubar magistralmente em Pipe. Também finalistas, a havaiana Malia Lima (9,34 pts) e a taitiana Aelan Vaast (7,17 pts) terminaram na terceira e quarta posições, respetivamente.
Quanto à prova masculina, esta foi conquistada pelo havaiano Finn McGill, de 25 anos. Depois de várias vezes a bater na trave, o ex-campeão mundial Júnior da World Surf League venceu finalmente um QS em Sunset Beach. Comandante destacado do ranking, Finn somou a segunda vitória na presente campanha.
Um triunfo de prestígio para McGill, uma vez que na final bateu, entre outros, o top mundial Barron Mamiya, ex-vencedor do CT em Sunset.
Finn McGill
WSL/Tony Heff
Com 14,07 pts, Finn McGill impôs-se numa final 100% havaiana, derrotando Joshua Moniz (13,67 pts), o desconhecido teenager Kingston Panebianco (12,50 pts) e o mais reputado Barron Mamiya (9,64 pts), que fez uma perninha em pleno defeso do CT e não deverá ficar por aqui.
Isto porque o QS regional do Havai/Taiti vai continuar pelo North Shore até quase ao Natal. A segunda de três provas a realizar de enfiada é o QS2000 de Haleiwa. A janela de espera é de 29 de novembro a 7 de dezembro.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram