A prova masculina foi bastante fértil em surpresas no terceiro dia de Junior Pro Taghazout Bay, etapa final do Pro Junior europeu da World Surf League (WSL) versão 2025.
Numa altura em que se discute o título continental, houve três surfistas do top 5 que ficaram pelo caminho no spot marroquino de Anza Beach, que não pára de entregar direitas de qualidade.
Para além do campeão europeu Francisco Ordonhas, que fica impossibilitado de revalidar o cetro, o espanhol e líder do ranking Alfonso Suarez e o compatriota Dylan Donegan dos Santos (2.º) também se despediram precocemente da competição.
Neste momento, a corrida ao título está a reduzida a três jovens surfistas, mas só dois continuam em prova. Estes são Conor Donegan dos Santos (4.º) e João Mendonça (5.º). Ambos, conseguiram o acesso aos quartos-de-final. O outro candidato é Alfonso Suarez, que permanece no topo de hierarquia, mas agora dependente dos resultados de terceiros. Uma coisa já está assegurada, o novo detentor do cetro será proveniente da Península Ibérica.
Esta sexta-feira, João Mendonça foi um dos cinco juniores portugueses que atingiu os 'quartos'. O surfista da Arrifana tem a companhia de Miguel Lages, Salvador Vala, João Roque Pinho e do campeão nacional Sub-20, Tiago Stock, que esteve em destaque ao vencer duas baterias nesta jornada.
António Lucas é o outro competidor luso que ainda pode chegar a esta fase, estando inserido na bateria dos 'oitavos' que ficou por disputar.
Em termos de eliminações no quadro masculino, as 11 baterias restantes da ronda 3 ditaram o surpreendente afastamento de Francisco Ordonhas, bem como as saídas de cena de José Gonçalves, Mário Leopoldo, Baltazar Barbosa Leão e Bruno Amado. Nos oitavos-de-final, já se registaram as eliminações de Zé Champalimaud e Tiago Guerra.
Ao nível da prova feminina, depois de um dia de folga, as surfistas portuguesas voltaram à ação, numa ronda 3 que se revelou bem positiva.
Maria Salgado, Lua Escudeiro e Constância Simões apuraram-se para os quartos-de-final após vencerem as respetivas baterias. Não triunfou, mas Teresa Pereira também se meteu entre as 16 melhores competidoras da prova marroquina. Menos feliz foi Maria Dias, que não evitou a eliminação na ronda 3.
Recorde-se que Maria Salgado está envolvida na corrida ao título europeu, uma vez que chegou a Marrocos como vice-líder do ranking. A surfista de Santa Cruz procura desalojar a goofy espanhola Carla Morera de la Vall da liderança. A adversária de apenas 14 anos também está nos 'quartos'.
O Junior Pro Taghazout Bay tem o período de espera até domingo, mas a organização já revelou que este sábado é potencial dia das finais.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram