Já se celebra a 10.ª edição do Mundial ISA de Para Surfing, que até à próxima sexta-feira tem lugar em Oceanside, nos Estados Unidos da América. 
No último domingo - dia inaugural do certame - realizou-se pela manhã a habitual parada das nações, que percorreu algumas ruas da cidade californiana, mas também já houve ação na zona norte do famoso pontão.
Vespertina, a jornada competitiva foi curtinha. Porém, a Seleção Nacional esteve em cena com a estreia de Camilo Abdula, que compete na categoria Stand 1. O campeão mundial ISA de 2022 teve um arranque positivo, estando neste momento em zona de acesso à final das medalhas.
Entre os oito para surfistas que vestiram a licra de competição, o recém-coroado bicampeão europeu conseguiu o terceiro melhor desempenho, precisamente a posição que ocupou na segunda bateria da ronda 1.
O atleta sineense somou 6,80 pts, ficando à frente do francês Clément Clavaud (5,37 pts) e atrás do sul-africano e ex-campeão mundial Ant Smyth (15,10 pts) e do teenager brasileiro Davi Lima (12,57 pts), que se destacaram dos demais. 
"Foi um heat muito difícil. O mar estava difícil, mas é assim para todos. Estou satisfeito por estar em terceiro, mas não com as notas que tenho. Espero melhorar no próximo heat", confidenciou Camilo Abdula em vídeo publicado pela Federação Portuguesa de Surf nas redes sociais. 
Na ronda 2, onde procurará confirmar o acesso a nova final mundialista, o vice-campeão mundial ISA volta a encontrar o brasileiro Davi Lima, que tem apenas 15 anos. Os restantes oponentes são dois para surfistas europeus: o francês Maxime Clarkin e o italiano Jacopo Luchini. À final, acedem os atletas com as quatro melhores performances ao cabo de duas rondas. Já é certo que haverá novo detentor do cetro mundial, dada a não participação do nipónico Shingo Kato. 
Recorde-se que ainda antes da estreia, a chegada da Seleção Nacional à Califórnia foi algo atribulada, pois houve um atraso na receção das pranchas. Uma vez rececionado o material, no caso de Camilo, este deparou-se com uma prancha vincada, conforme mostrou através das redes sociais. 
Para além de Camilo Abdula, a equipa das quinas também conta com Marta Paço, que almeja o quinto título mundial ISA consecutivo na categoria VI 1, destinada a atletas invisuais. A vice-campeã europeia aguarda pela estreia em Oceanside, que acontecerá esta terça-feira. Neste Mundial, as adversárias da jovem vianense serão a francesa e nova campeã europeia Valentine Moskoteoc e a brasileira Ingrid Medina. 
"Estamos na luta. A expectativa é colocar os nossos dois atletas nas finais. É para isso que estamos cá e se possível levar duas medalhas de ouro para Portugal", referiu o selecionador nacional Tiago Prieto. 
Diariamente, toda a ação poderá ser acompanhada através da transmissão em direto da Associação Internacional de Surf (ISA) no seu canal de YouTube ou sítio oficial de internet. 
 
 
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram