Após a longa pausa estival, o circuito ASCC Caparica Power 2025 foi finalmente retomado no último fim de semana, com a segunda e penúltima etapa do ano.
A ação teve lugar na Praia do Marcelino, que foi brindada com uma ondulação forte durante todo o campeonato. Condições desafiantes para as quatro categorias que estiveram em competição: Open, Feminino, Sub-21 e Sub-16.
Na divisão Open, a vitória foi arrecadada pelo regressado Rodrigo Chaves (11,60 pts) após um equilibrado despique com Alan Saulo (10,20 pts), superiorizando-se nos derradeiros minutos da final. "Antes de fazer a onda que me deu a vitória, já estava cabisbaixo porque não conseguia remar e o mar grande estava difícil. Continuei a acreditar que era possível. A onda veio e consegui fazer uma boa manobra que me deu a nota."
Também finalistas, o local Lourenço Melo Gomes e Danilk Afonso de São Tomé e Príncipe ocuparam a terceira e quarta posições, respetivamente.
De volta à competição após longo hiato, Rodrigo Chaves deixa a porta aberta para novas aparições em campeonatos. “Já não competia há cerca de dois anos e meio ou três. Tenho feito free surf quando me apetece, mas decidi voltar a vestir a licra nesta competição. Estou muito feliz por ter conseguido apresentar o meu surf. Isto despertou-me alguma vontade em voltar a competir, mas logo se vê as oportunidades no futuro", disse o campeão nacional Sub-16 de 2020.
Pódio vencedores
ASCC/Caparica Waves
Na prova feminina, as quatro finalistas enfrentaram uma das baterias mais difíceis do evento, com o mar a enviar sucessivas ondas fortes, o que complicou a tarefa em termos físicos e de descoberta de boas ondas.
Com a pontuação combinada de 11,74 pts, Camila Cardoso manteve a invencibilidade no circuito de 2025, levando a melhor diante de Erica Máximo (9,40 pts), Francisca Miranda (6,23 pts) e Inês Piedade (5,66 pts).
“Em relação à próxima etapa ainda não tenho a certeza se posso cá estar. No entanto, uma vez que venci as duas etapas deste circuito, já estou qualificada para o Special Event e quero vir cá competir. A partir de agora, o foco também é treinar para as restantes duas provas do QS europeu e para a Liga MEO Surf do próximo ano”, referiu Camila Cardoso.
Por sua vez, Martin Chouraqui e Sebastião Bastos foram os mais fortes nos escalões Sub-21 e Sub-16, respetivamente.
Depois da retoma, o ASCC Caparica Power regressa já no próximo fim de semana, com a realização da derradeira etapa do ano. Na Praia do Marcelino, haverá a coroação dos novos campeões do circuito, bem coma definição dos 16 qualificados para o Special Event de 2025.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram