Como manda a tradição, São Pedro do Estoril coroou os novos campeões nacionais de longboard, numa prova inserida no programa desportivo do XXI Estoril Surf Festival.
No último fim de semana, disputou-se a quinta e última etapa do circuito nacional de 2025. Em jogo, estiveram três títulos: Open, Feminino e Sub-18.
A nível Open, António Dantas capitalizou da melhor maneira o fator casa ao sagrar-se bicampeão nacional. António, que este ano voltou a ser top mundial, assegurou o segundo cetro nacional Open da carreira com a vitória na etapa da Linha de Cascais.
Desde 2021, os títulos nacionais de longboard têm ficado na posse dos irmãos Dantas. Três de enfiada para João e agora dois para António, que é o mano mais novo.
No último domingo, numa final que terminou no lusco fusco e com reduzida visibilidade, o longboarder de 22 anos fechou as contas anotando uma grande exibição. Com duas notas excelentes (9,50 pts e 8,17 pts), o local amealhou uns expressivos 17,67 pts em 20 possíveis. Desta forma, o vigente campeão europeu da World Surf League (WSL) levou a melhor diante de Frederico Carrilho, também autor de uma forte performance, com 16,06 pts.
Em São Pedro do Estoril, António Dantas somou a terceira vitória da temporada, segunda consecutiva. Isto numa época em que até não esteve presente na primeira das cinco etapas que compuseram o calendário.
Também finalistas, Francisco Freitas (12,90 pts) e João Gama (8,17 pts) alcançaram a terceira e quarta posições, mas já em situação de combinação.
O jovem Francisco Freitas termina o ano como vice-campeão nacional, num ranking em que se destaca a presença de uma longboarder no terceiro lugar, no caso Isabella Neil.
Na categoria Sub-18, Duarte Barata arrecadou o cetro nacional pela primeira vez, sucedendo ao goofy Francisco Freitas, campeão em 2023 e 2024.
O longboarder do Surfing Clube de Portugal - entidade que organiza o Estoril Surf Festival - chegou à inédita conquista após uma diabólica ponta final de circuito. Venceu as últimas duas etapas. Tal como António Dantas, Duarte Barata também esteve ausente da etapa inaugural. Menção ainda para o vice-título de Kika Califórnia, vencedora das duas primeiras provas da época.
Carlos Rosa Ferreira/Surfing Clube de Portugal
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram