Quinta e antepenúltima etapa do circuito Challenger Series 2025/2026, o Saquarema Pro não está a correr de feição para as cores portuguesas.
Depois do ex-top mundial Frederico Morais e de Afonso Antunes terem sido eliminados logo no primeiro dia de competição , esta segunda-feira a armada lusa já sofreu as baixas de Francisca Veselko e da campeã nacional Teresa Bonvalot.
O duo luso ficou pelo caminho na ronda 2, que marca a estreia das cabeças de série. Desta forma, as cores nacionais ficam apenas representadas por Yolanda Hopkins. A vice-campeã mundial ISA, que pode conseguir a inédita qualificação para o CT no evento brasileiro , também estará em ação nesta segunda-feira.
No famoso 'Maracanã do Surf', a primeira surfista portuguesa a ficar pelo caminho foi Francisca Veselko, naquela que foi uma derrota dura para a antiga campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL).
Kika, que se ganhasse o campeonato selava desde já a entrada na elite mundial, teve um início muito forte no terceiro heat da ronda 2. Exibindo bastante conexão com o Point de Itaúna, que tem vindo a entregar boas ondas, Veselko rapidamente amealhou 11,50 pts. A passagem aos oitavos-de-final parecia bem encaminhada para a surfista de 22 anos, mas de repente tudo mudou.
Com o avançar da bateria, a irmã de Jaime Veselko viu-se ultrapassada pela teenager japonesa Mirai Ikeda e pela vigente campeã mundial ISA Janire Gonzalez Etxabarri. Oponentes que deixaram a duas vezes campeã nacional Open apeada dos 'oitavos'.
Surfista menos conceituada na bateria e com apenas 17 anos, Mirai acionou o modo arrasar e surpreendeu tudo e todas. Com uma exímia escolha de ondas e um implacável surf de backside, a asiática rubricou o robusto score combinado de 15,17 pts, o mais alto de todo o campeonato e que valeu a vitória na contenda.
Por sua vez, Janire Gonzalez Extabarri somou 14,43 pts, enquanto Kika só conseguiu melhorar para os 11,77 pts. Ainda assim, este pecúlio daria para passar as restantes sete baterias que compuseram a ronda 2 feminina. No quarto posto e sem backup, a ex-top mundial Sophie McCulloch (6,00 pts) também disse adeus ao Saquarema Pro.
Semifinalista em 2023, desta vez Francisca Veselko não foi além do 17.º lugar. A mesma posição em que termina a compatriota Teresa Bonvalot. Foi a consequência do terceiro lugar de Teresa na sexta bateria.
Teresa Bonvalot
WSL/Thiago Diz
Não obstante estar a competir com o pé direito "semi-lixado" , problema físico que tratará no regresso a Portugal, Bonvalot deixou tudo na água, como é seu apanágio. Discutiu a passagem aos oitavos-de-final, somou 9,66 pts, mas as duas oponentes sul-americanas, a wildcard brasileira Tainá Hinckel (11,00 pts) e a peruana Arena Rodriguez (10,80 pts), foram mais fortes.
A única boa notícia para Teresa Bonvalot é que a outra surfista eliminada foi a norte-americana Kirra Pinkerton, adversária direta na corrida à qualificação para o CT. Na chegada a Saquarema, a ex-campeã do mundo ISA estava na posição (7.ª) imediatamente acima da portuguesa, já dentro da 'bolha' que permite aceder à elite mundial.
No ranking provisório, Kika Veselko mantém o quarto posto e já viu as duas adversárias que estavam logo abaixo de si, Nadia Erostarbe e Laura Raupp, ficarem fora de combate.
Teresa Bonvalot já sabe que pelo menos vai baixar três posições - é 11.ª provisoriamente - mas mantém bem vivas as esperanças de conseguir estar no circuito mundial de surf em 2026. Isto quando faltam duas etapas (Pipeline e Newcastle) para o fim da presente edição do circuito Challenger Series, que só termina no próximo ano.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram