O bodyboard português deixou bem vincada a sua marca na perna canária do Europeu de Bodyboard versão 2025, composta por duas etapas no espaço de uma semana.
Depois do sucesso da campeã nacional Luana Dourado em Tenerife - sagrou-se bicampeã do Socorro Classic - desta vez foi o ex-campeão europeu Joel Rodrigues a subir ao topo do pódio, conquistando a etapa de Las Palmas.
No último domingo, o competidor nortenho gritou vitória no Gran Canaria Pro, terceira e penúltima etapa da presente temporada (segunda para a divisão Open masculina).
Na final, na qual fez a melhor onda (8,75 pts) de todo o campeonato, o antigo bicampeão nacional Open bateu o jovem basco Unax Pascual, vencedor da prova Júnior, o marroquino Anas Haddar e o local Armide Soliveres, vigente campeão mundial e europeu.
"Estou muito contente por alcançar esta vitória. Foi um campeonato em condições difíceis, mas consegui encontrar-me com o mar em todos os heats. Quero dedicar esta vitória ao meu avô, que mesmo no céu continua a torcer por mim", escreveu Joel Rodrigues em publicação nas redes sociais.
O triunfo na onda de La Cícer permite ao antigo vice-campeão mundial Júnior ascender ao segundo posto do ranking. Com uma etapa por disputar, Joel Rodrigues está somente a meia centena de pontos de Unax Pascual, que de forma surpreendente comanda a hierarquia.
Na competição feminina, o melhor desempenho luso coube à atual campeã europeia Teresa Padrela. Desta forma, Padrela repetiu o resultado obtido em Tenerife, mas agora foi derrotada pela espanhola Teresa Miranda. Nova líder do ranking, Padilla somou a segunda vitória do ano, uma vez que já tinha levado a melhor em Carcavelos, no evento inserido no programa competitivo do Cascais Boogie Chicks.
A competir em casa, a campeã mundial Alexandra Rinder alcançou o terceiro lugar, sendo secundada por Luana Dourado. Num top 10 do ranking em que estão sete bodyboarders portuguesas, Luana é a mais bem colocada, ocupando a vice-liderança. Está a 210 pontos de Teresa Miranda.
Na categoria Júnior, que terminou com o triunfo do já mencionado Unax Pascual, destaque para a prestação de Vicente Campos. O vice-campeão europeu do escalão foi finalista e alcançou o quarto posto.
Por último, Fabien Thazar sagrou-se campeão europeu de dropknee de 2025. O atleta francês sucede ao canário David Valladares - vencedor do Gran Canaria Pro - como rei do dropknee europeu.
A quarta e última etapa da temporada leva os melhores bodyboarders europeus até... Marrocos. Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, disputa-se o decisivo evento de Dakhla. Três títulos europeus vão estar em jogo no continente africano: Open masculino, Feminino e Júnior masculino.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram