A etapa portuguesa do circuito Challenger Series, o EDP Ericeira Pro Pro, não correu da melhor maneira para Frederico Morais, que almeja a requalificação para o CT.
Depois de superar a ronda inaugural com um triunfo, Kikas foi eliminado na ronda 2, fechando a competição de Ribeira d'Ilhas num modesto 33.º posto.
"Perder em casa custa mais do que em qualquer outra praia no mundo. Mesmo com 20 anos disto, continua a doer. O que a idade me ensinou é que a vida é como uma onda e só posso surfar o que ela me dá", começou por escrever o surfista de 33 anos em publicação nas redes sociais.
Disputadas que estão quatro etapas, Frederico surge apenas no 56.º posto do ranking masculino, estando distante da zona de qualificação para o CT do próximo ano. Por realizar, estão mais três eventos.
A presente campanha está a ser inevitavelmente marcada pelo facto de não se encontrar a 100%, depois de ter fraturado o tornozelo direito em dezembro último.
"Este tem sido um ano difícil, entre operações, fisioterapia e treinos. Achava que se recuperasse tudo fisicamente conseguia voltar a ser quem era. Mas o medo de me voltar a magoar, enquanto ainda tenho placa e parafusos no tornozelo, às vezes ainda me impede de dar o meu melhor", desabafou o primeiro surfista português a ser top 10 mundial.
A cirurgia para a retirada dos parafusos acontecerá neste mês de outubro, depois da participação no Saquarema Pro, que começa já no próximo fim de semana.
A atravessar um período mais complicado, Frederico Morais diz que "felizmente" a cada ano que passa está "mais confortável a viver no desconforto". Kikas explica que se "quisesse segurança certamente não estaria num desporto com tantas variáveis".
"A minha mulher ensinou-me que às vezes temos de nos render à vida. Primeiro desconfiei, porque gosto de controlar tudo, mas quando nos rendemos àquilo que “é” e aceitamos o bom que temos, a vida devolve", entende o três vezes campeão nacional Open.
Com novo campeonato à porta, agora no país irmão, o antigo top mundial aponta já ao "próximo set", uma vez que a "vida não é estática e os sets que aí vêm são sempre uma surpresa".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram