Pela segunda temporada consecutiva, António Dantas integrou o elenco do circuito mundial de longboard, colocando novamente a bandeira portuguesa no mais alto patamar da modalidade.
Ao cabo de três etapas - número de eventos que deu forma à temporada regular - o atual campeão europeu da World Surf League (WSL) voltou a garantir lugar no top 20 do ranking.
Face à época de estreia, no qual fez o Mundial como wildcard, o também campeão nacional somou quase o dobro dos pontos e subiu dois lugares na hierarquia, fechando o ano no 17.º posto. Para este honroso lugar, contribuiu decisivamente o desempenho no recente Surf Abu Dhabi Longboard Classic, etapa que encerrou a temporada regular, que também teve passagens por Huntington Beach e Bells Beach.
Na moderna piscina de ondas artificiais de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o irmão do ex-campeão nacional João Dantas alcançou o nono posto, o melhor resultado da campanha que chegou ao fim. O desempenho plasmado no Médio Oriente permitiu ao goofy de São Pedro do Estoril ascender quatro lugares no ranking.
"Consegui mostrar um pouco do meu surf ao mundo. É uma das etapas que mais gosto de participar, altas condições e ambiente mágico", escreveu o competidor de 22 anos em publicações na rede social Instagram.
Nas contas finais do ranking, o português foi o segundo melhor longboarder europeu, ficando à frente do veterano Ben Skinner. Melhor só fez o francês Edouard Delpero. O vigente campeão mundial ISA é o novo licra amarela após o histórico triunfo na capital dos Emirados Árabes Unidos.
Apesar de novo posicionamento entre os 20 melhores do globo, António Dantas não acedeu à finalíssima de El Salvador, onde serão discutidos os títulos mundiais já no início de novembro. O evento é exclusivo ao top 8 do ranking.
Dantas também não conseguiu garantir desde já a requalificação para o circuito mundial do próximo ano, ficando esta destinada ao top 10 da tabela. Para António, o regresso ao 'Tour' em 2026 terá de ser efetuado via QS regional europeu, do qual é o atual detentor do título continental.
O longboarder da Linha de Cascais está bem lançado para a requalificação, ocupando neste momento a vice-liderança da hierarquia. Caso não seja possível, haverá outra solução que é ser contemplado com um dos wildcards de temporada disponíveis.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram