Não foi nada favorável para Portugal a entrada na segunda e decisiva metade do Mundial ISA versão 2025, que decorre em El Salvador até ao próximo domingo.
Na passada quinta-feira, num dia muito dedicado às repescagens, registaram-se as primeiras eliminações no seio do conjunto orientado por David Raimundo. Numa só jornada, dividida pelas ondas de El Sunzal e La Bocana, a formação portuguesa ficou reduzida a metade. Consequência das eliminações da campeã nacional Teresa Bonvalot, Francisca Veselko e do estreante Afonso Antunes.
Em competição, permanecem Yolanda Hopkins - resistente no quadro principal - Frederico Morais e o campeão nacional Guilherme Ribeiro, estes na repescagem.
Em termos coletivos, à entrada para o antepenúltimo dia de competição, Portugal ocupa o sétimo posto na tabela coletiva. A hierarquia é comandada pelas congéneres do Peru e da Austrália, as únicas nações que ainda não sofreram baixas.
O duro sexto dia de ação até começou da melhor forma para o surf português. Novamente a surfar na bateria inaugural da jornada, Yolanda Hopkins venceu o seu heat da ronda 4 do quadro principal, com o score combinado de 13,17 pts. Numa bateria com nível Challenger Series da World Surf League (WSL), Yo mostrou-se forte e derrotou as espanholas Janire Gonzalez Etxabarri (12,67 pts) e Nadia Erostarbe (12,50 pts), bem como a brasileira Sophia Medina (9,67 pts).
A fazer um campeonato imaculado, a vice-campeã mundial ISA em 2021 já está entre as oito melhores atletas do quadro principal. Soma por vitórias as quatro baterias surfadas, estando a dois heats da final das medalhas.
Menos feliz foi Francisca Veselko. Na derradeira bateria da ronda 4, Kika não conseguiu por muito pouco a continuidade no quadro principal. Veselko foi relegada para a repescagem nos últimos instantes, com a última onda surfada pela teenager Milla Brown, que somente necessitava de um backup muito baixo (2,11 pts e fez 2,13 pts). Segunda classificada de um heat conquistado pela japonesa Nanaho Tsuzuki (10,77 pts), Milla registou 7,76 pts contra os 7,74 pts de Kika.
Mais tarde, já na repescagem, a irmã de Jaime Veselko foi eliminada no quarto e último embate da ronda 6 da repescagem. Kika não se encontrou com o mar, amealhando apenas 5,77 pts. A antiga campeã mundial Júnior da WSL ficou atrás da francesa e também eliminada Kiara Goold (8,63 pts), bem como da brasileira Laura Raupp (10,97 pts) e da costarriquenha Leilani McGonagle (14,93 pts), que avançaram na prova.
Desta forma, o Mundial ISA de 2025 termina de forma inglória para Kika Veselko, depois do arranque auspicioso. Fez as melhores ondas e pontuações combinadas das duas primeiras rondas do quadro principal.
Antes da eliminação de Veselko, já tinha ocorrido outra baixa na equipa portuguesa, com a saída de cena de Teresa Bonvalot. Depois triunfar com garra na ronda 4 da repescagem, a vigente campeã nacional ficou pelo caminho no terceiro heat da ronda seguinte. Com 9,70 pts, Teresa foi batida pela amiga Leilani McGonagle (10,50 pts) e a germânica Noah Klapp (10,50 pts), que venceu a bateria. A outra surfista eliminada foi Mia Calderon (4,83 pts), de Porto Rico.
No lado masculino, Afonso Antunes ainda ultrapassou a ronda 3 da repescagem, com o segundo posto no heat 8. Porém, Afonso terminou a sua estreia no Mundial ISA sénior com a derrota na ronda seguinte, não indo além do terceiro lugar no heat 7. Os 9,70 pts somados foram insuficientes para bater o norte-americano Luke Guinaldo (12,00 pts) e o canadiano Cody Young (12,84 pts).
Na mesma ronda, Frederico Morais entrou com o pé direito na repescagem, obtendo a segunda posição na quarta bateria. Com 10,17 pts, Kikas assinou uma exibição sólida, depois da controversa saída do quadro principal masculino.
Esta sexta-feira, antepenúltimo dia de competição, já não haverá palanque duplo. Só teremos ação na onda de La Bocana, com toda a turma lusa em prova.
Logo no começo do dia, Frederico Morais mede forças com o sueco Greyson Grant, o equatoriano Maximiliano Saenz e o Tea Gale Grani do Panamá. É a primeira bateria da ronda 5 da repescagem.
O campeão nacional Guilherme Ribeiro só na ronda seguinte é que inicia o percurso na repescagem. De momento, sabe que o indonésio Hairil Anwar será um dos três adversários.
Por sua vez, no heat que abre a ronda 5 feminina do quadro principal, Yolanda Hopkins encontra a australiana Milla Brown, de 17 anos, e as peruanas Ariana Rodriguez e Daniella Rosas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram