Se no outro dia, Frederico Morais assegurou a continuidade no quadro principal do Mundial ISA versão 2025 na última onda, agora aconteceu precisamente o contrário.
A derradeira onda surfada pelo jovem adversário (Oliver Zietz), de 19 anos, atirou Kikas para a repescagem do evento que decorre até domingo em El Salvador. É a prova de que o surf dá e tira!
Desta forma, com 10,60 pts de score combinado, o ex-top mundial foi o terceiro classificado na quarta bateria da ronda 3, ficando atrás do sueco Kian Martin (11,77 pts) e de Oliver Zietz (11,23 pts), havaiano que compete com a bandeira neerlandesa. Quarto colocado num heat pautado por bastante equilíbrio, o venezuelano Rafael Pereira (10,26 pts) também foi relegado para a repescagem.
Após o quarto dia de competição em El Sunzal e La Bocana, Portugal depara-se com metade da equipa na repescagem. Ali, também estão a campeã nacional Teresa Bonvalot e o estreante Afonso Antunes.
No quadro principal, permanece a outra metade do conjunto. Yolanda Hopkins e Kika Veselko, que não surfaram esta terça-feira, bem como o campeão nacional Guilherme Ribeiro. Neste momento, a Austrália é a unica seleção que mantém os seis surfistas no quadro principal.
Guilherme Ribeiro
ISA/Pablo Franco
Gui é o resistente luso no quadro principal masculino após garantir o apuramento para a ronda 4, com um triunfo. No heat, o surfista da Caparica somou 11,93 pts, batendo o venezuelano Jose Joaquin Lopez (8,23 pts), também qualificado para a ronda 4, enquanto o germânico Lenni Jensen (6,83 pts) e o costarriquenho Tosh Talbot (6,23 pts) caíram para a repescagem.
Esta quarta-feira, na luta por um lugar na ronda 5 (antepenúltima do quadro principal), Guilherme Ribeiro defronta o teutónico Tim Elter e os 'aussies' Dane Henry (campeão do mundo ISA Sub-18) e Callum Robson (antigo top mundial). Assim é o alinhamento do sexto e último heat da ronda.
Para Portugal, o dia ficou ainda marcado pela bem-sucedida entrada em cena de Teresa Bonvalot nas repescagens.
Na 15.ª bateria da segunda ronda, a vigente campeã nacional obteve o segundo posto (10,27 pts), ficando perto da vencedora Jessie Van Niekerk (10,77 pts), da África do Sul. A salvadorenha Dorothy Moody (5,47 pts) e a senegalesa Awa Sika Seck (3,30 pts) despediram-se deste Mundial ISA.
Na ronda seguinte, a realizar esta quarta-feira, Teresa Bonvalot vai surfar no oitavo e derradeiro heat. As opositoras são a amiga e costarriquenha Leilani McGonagle, a filipina Dianne Nogalo e Chelsea Tuach, de Barbados.
Teresa Bonvalot e Leilani McGonagle
ISA/Pablo Franco
O programa do quarto dia também incluía a ida para a água de Yolanda Hopkins, mas contrariamente ao previsto, a organização não arrancou com a ronda 3 do quadro principal feminino. Fica para esta quarta-feira, também com a participação de Francisca Veselko.
Neste quinto dia de competição, Afonso Antunes irá finalmente começar o percurso nas repescagens. Com o grande amigo Guilherme Ribeiro também em ação, o único português em terra será Frederico Morais.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram