Da ronda 1 até à final, assim foi o brilhante percurso de Miguel Ferreira no Sintra Bodyboard Pro Fest, evento a contar para o circuito mundial de 2025.
Este domingo, dia das finais na Praia Grande, o bodyboarder da Linha de Cascais alcançou aquele que é o seu melhor resultado em etapas mundialistas. É finalista vencido da mais antiga etapa do circuito.
Só o francês Pierre-Louis Costes, que venceu pela quinta vez (!) o Sintra Pro, travou a marcha imperial de Miguel Ferreira. Uma cavalgada memorável durante a semana, na qual Miguel superou meia dúzia de rondas com outros tantos triunfos em baterias.
Neste dia decisivo, Ferreira atingiu a final após derrotar o marroquino Badr Eddine Chajari nas meias-finais. Superior, Ferreira somou 13,50 pts contra os 12,65 pts do número 6 mundial, que ainda sonhou com a reviravolta na última onda, surfada nos derradeiros instantes da contenda.
Na final, o bodyboarder luso encontrou Pierre-Louis Costes, que tinha batido o campeão mundial Armide Soliveres num super heat. Uma vitória bem saborosa, pois PLC nunca tinha derrotado Armide em fase 'man-on-man' de campeonatos do circuito mundial.
Miguel Ferreira procurava oferecer a Portugal a primeira vitória na prova masculina desde o consagrado Manuel Centeno em 2003. Era também a hipótese de uma histórica dobradinha, depois do sucesso de Filipa Broeiro entre as senhoras. Todavia, não foi possível.
PLC confirmou o favoritismo, impondo-se com a pontuação combinada de 14,05 pts. Apesar da derrota, Miguel Ferreira ofereceu boa réplica ao amealhar 12,00 pts, numa duelo em que a maré cheia reduziu a oferta de ondas com potencial.
"Estou muito contente por ter ido com o Miguel Ferreira. A nova geração portuguesa está a chegar. Vi este miúdo crescer, muito focado na competição. Em termos gerais, este foi um grande dia para Portugal, sobretudo para as mulheres. Não sei se alguma vez já tivemos duas portuguesas numa final... Também me considero português, por isso esta fica vitória fica em Sintra", referiu o bodyboarder que há largos anos reside no nosso país em entrevista concedida à IBC.
Para Pierre-Louis Costes, que triunfou pela primeira vez na presente época, o novo sucesso no Sintra Pro é um plus motivacional para o ataque ao título mundial no mítico Frontón, no arquipélago das Canárias. Esta é uma corrida na qual também estão, entre outros, o local Armide Soliveres, que procura revalidar o título, e o veterano brasileiro Uri Valadão.
Juiz final da temporada de 2025, o Frontón King disputa-se de 11 a 25 de outubro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram