Foi por muito pouco que o surf português não fez o pleno de vitórias no Junior Pro Razo, quarta e penúltima etapa do circuito Pro Junior europeu da World Surf League (WSL) de 2025.
Na manhã deste sábado, Maria Dias ficou a somente a 0,14 pts de acompanhar o compatriota Francisco Ordonhas no lugar mais alto do pódio. A surfista que também é judoca foi vice-campeã do Pro Junior da Corunha.
Nas ondas do país vizinho, a competidora da Caparica obteve o seu melhor resultado em etapas deste circuito continental Sub-20.
Maria Dias, de 19 anos, parece dar-se muito bem com as ondas galegas, pois em junho último já tinha alcançado o quinto posto no Junior Pro Ferrol, prova que abriu a presente temporada do Pro Junior europeu.
Nesta jornada de todas as decisões em Playa de Razo, que voltou a entregar ondas bem pequenas, a atual campeã nacional Sub-18 começou por superar as meias-finais, onde conseguiu o segundo lugar na segunda meia-final. Este foi o mesmo embate que deixou fora do campeonato a bicampeã nacional Sub-20, Maria Salgado, que tinha conquistado duas das três anteriores etapas.
Com o quinto posto alcançado, Salgado atrasou-se na luta pelo título europeu Sub-20. Isto porque foi precisamente a líder da hierarquia, a espanhola Carla Morera de la Vall, que sagrou-se campeã do Junior Pro Razo. A surfista canária tem somente 14 aninhos.
Numa final de pontuações combinadas abaixo dos dois dígitos, Carla Morera de la Vall amealhou 9,40 pts, o que permitiu obter uma vitória tangencial sobre Maria Dias (9,26 pts). Também finalistas, a espanhola Enara Palacios (7,53 pts) e a francesa Lilou Rumiel (6,93 pts) terminaram na terceira e quarta posições, respetivamente.
Após o Junior Pro Razo, Maria Salgado mantém a vice-liderança do ranking, mas agora a 300 pontos do primeiro lugar. Maria Dias ascendeu ao quinto posto, sendo secundada pela compatriota Lua Escudeiro. Ambas, já não têm hipóteses de lutar pelo título europeu Júnior da WSL. Com 1000 pontos ainda em jogo, tanto Maria como Lua estão a uma distância superior do comando.
As contas finais do Pro Junior europeu versão 2025 fazem-se em... Marrocos. O Junior Pro Taghazout Bay disputa-se entre os dias 5 e 9 de novembro.
Em jogo, está o título europeu do escalão, mas também a qualificação para o Mundial Júnior da WSL, que será novamente disputado nas Filipinas. Apenas as duas primeiras classificadas conseguem aceder ao certame.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram