O Junior Pro Razo é um campeonato que volta a deixar boas recordações a Francisco Ordonhas. Depois de ter conquistado o título europeu Júnior da World Surf League (WSL) neste evento há um ano, agora o goofy de 20 anos celebra a primeira vitória no circuito Pro Junior.
Na manhã deste sábado, o surfista de Cascais venceu a quarta e penúltima etapa da temporada de 2025. Nas ondas bem pequenas que a Playa de Razo ofereceu - uma tendência durante todo o campeonato - o antigo vice-campeão mundial ISA Sub-18 esteve imbatível, mostrando excelente adaptação às desafiantes condições verificadas.
Ordonhas levou a melhor na meia dezena de baterias que disputou na prova galega. Neste dia das finais, Francisco começou por ser o mais forte na segunda meia-final, heat que determinou a eliminação do compatriota João Mendonça.
Com o quinto lugar obtido, o jovem talentoso da Arrifana falhou o assalto à liderança do ranking. Na semi-final anterior, a armada lusa já tinha perdido o contributo de Mário Leopoldo, que alcançou o sétimo posto. É o seu melhor resultado em etapas deste circuito destinado a surfistas com idade igual ou inferior a 20 anos.
Na final, Francisco Ordonhas abriu as hostilidades da melhor forma, com uma onda de 6,00 pts. Depois, juntou outra de 7,33 pts, na qual exibiu a vertente mais progressiva do seu surf, com um aéreo.
"Este é um sítio especial. Tenho pena de não haver nenhum QS aqui, para já. No futuro, espero que haja para que possa vir cá mais vezes. O mar está muito pequeno. Por acaso, na primeira nota, a onda até tinha algum tamanho. Depois, tive de arriscar com o aéreo. Correu bem", confidenciou o surfista que somou 13,33 pts.
Não obstante o mar pequeno, Ordonhas anotou sempre score combinados acima dos 10,00 pts durante toda a prova espanhola. Novo líder do ranking masculino, o espanhol Adolfo Suarez (8,64 pts) foi vice-campeão do Junior Pro Razo, sendo secundado pelo basco Eder Fuentes (8,36 pts) e o espanhol Conor Donegan dos Santos (6,43 pts).
Com o triunfo registado na província da Corunha, Francisco Ordonhas saltou para o terceiro posto do ranking, estando a 300 pontos da liderança. Como tal, está bem dentro da luta pela revalidação do título europeu Júnior.
Nesta corrida ao cetro também está João Mendonça, que caiu do segundo para o quinto posto da hierarquia, encontrando-se a 500 pontos do primeiro posto.
As contas finais do Pro Junior europeu versão 2025 fazem-se em... Marrocos. O Junior Pro Taghazout Bay disputa-se entre os dias 5 e 9 de novembro. Em águas africanas, 1000 pontos estarão em jogo.
O evento marroquino não consagrará apenas o novo campeão europeu Júnior da WSL. Também vai definir quem se qualifica para o Mundial Júnior da WSL, a disputar novamente nas Filipinas. Apenas os dois primeiros classificadas conseguem aceder ao certame.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram