Houve presença portuguesa no pódio do histórico Boardmasters Open, segunda etapa do QS regional europeu de 2025/2026.
Únicos lusos presentes nas finais de surf, Yolanda Hopkins e Francisco Ordonhas obtiveram o terceiro lugar nas águas de Fistral Beach, na costa do condado inglês da Cornualha.
Este domingo, apenas disputaram-se as baterias que definiram os vencedores deste QS2000, um dos mais históricos eventos do surfing europeu.
Na prova feminina, Yolanda Hopkins não conseguiu vencer pela quarta vez em Newquay. A competir, de certa forma, em território caseiro - a sua mãe é inglesa - a antiga bicampeã europeia da World Surf League (WSL) voltou a não levar a melhor sobre a jovem basca Annette Gonzalez Etxabarri. Repetiu-se o desfecho verificado há uma semana nos quartos-de-final do US Open of Surfing. Desta vez, pelo meio, meteu-se igualmente a mana Janire.
Yo somou 10,73 pts, ficando atrás das jovens e talentosas irmãs bascas, que fizeram a diferença ao anotarem notas na casa da excelência. Annette, de 17 anos, acumulou 15,26 pts, enquanto Janire, de 20 anos, registou 15,17 pts. Da final a quatro, fez ainda parte a germânica Noah Klapp (3,90 pts), que viu o seu resultado final comprometido ao cometer uma interferência.
Nova líder do ranking feminino, a bicampeã continental Júnior da WSL, Annette, estreou-se como campeã de eventos do QS regional europeu.
Na competição masculina, Francisco Ordonhas igualou o seu melhor resultado no QS europeu - terceiro lugar - mas fez a sua primeira final. O anterior terceiro posto, representou ser semifinalista no QS da Caparica em 2024. Aí, a final foi disputada com dois surfistas e não com quatro competidores como sucedeu agora em Newquay.
Francisco Ordonhas
WSL/Laurent Masurel
O atual campeão europeu Júnior da WSL anotou 13,07 pts numa final dominada pelo teenager Lukas Skinner (16,44 pts), que sagrou-se bicampeão do Boardmasters e consumou um regresso de sonho à competição após longo período afastado por lesão. Os espanhóis Sean Gunning (15,03 pts) e Andy Criere (12,47 pts) terminaram na segunda e quarta posições, respetivamente.
Com o pódio alcançado em Fistral Beach, Ordonhas subiu ao terceiro lugar do ranking, mantendo-se bem posicionado para uma inédita qualificação para o circuito Challenger Series.
O QS regional europeu versão 25/26 regressa no final deste mês, com a derradeira etapa da perna de verão. Entre os dias 26 e 31 de agosto, realiza-se o histórico Pantín Classic Galicia Pro. As ondas galegas, no país vizinho, acolhem um evento com estatuto QS4000.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram