As altas temperaturas que têm sido registadas em Portugal continental vão continuar nos próximos dias. Assim informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado publicado no seu portal de internet, o instituto refere que está previsto um "episódio de tempo quente", que deverá ser "consideravelmente severo, quer pela sua duração, quer pelos valores das temperaturas máximas que serão muito elevados"
Este episódio teve início na passada quinta-feira e, segundo "grau de confiança elevado", deverá continuar até à próxima quarta-feira, dia 6 de agosto.
Desta forma, os "valores das temperaturas máximas estarão acima da média, ou muito acima da média, para a época do ano", pelo que "é muito provável" que em grande parte do território continental, em particular no interior, "se venha efetivamente a registar uma onda de calor".
A partir de domingo, as máximas deverão variar entre os 36 e 44ºC, com exceção apenas de alguns locais da faixa costeira, onde serão inferiores.
O IPMA também prevê "noites tropicais na generalidade do território", com temperaturas mínimas a variar aproximadamente entre 20 e 25ºC a partir de segunda-feira.
Devido às previsões, o instituto já colocou todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, sob aviso laranja entre as 09h00 e as 18h00 de domingo, devido à "persistência de valores muito elevados de temperatura máxima".
Até à manhã de domingo, os 17 distritos - Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga - estarão sob aviso amarelo, também devido aos valores elevados de temperatura máxima.
O distrito de Faro estará sob aviso amarelo entre as 09h00 de sábado e as 18h00 de domingo, igualmente devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima.
Segundo IPMA, este episódio de tempo está associado à "ação conjunta de um anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores, em crista até ao Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, que na sua circulação transportam massas de ar tropical, muito quente e seco, com origem no norte de África".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram