Já ao terceiro dia da janela de espera - que vai até 4 de setembro - a Rip Curl Cup Padang Padang pode estar muito perto de ir para a água.
Tudo porque a organização colocou o evento tubular indonésio em alerta amarelo para esta quarta-feira, dia 6 de agosto.
Está a ser monitorizada de perto uma ondulação, cuja chegada está prevista para terça-feira e o pico do swell é esperado para amanhã, com vento offshore ligeiro durante todo o dia.
Condições que deixam antever a formação de tubos com potencial na famosa onda de Padang Padang, no oeste da ilha de Sumatra. Desta forma, cresce a expectativa em relação ao que irá acontecer, relembrando sempre a velha máxima associada a este evento especial: 'It's On when it's On'.
No último domingo, na véspera do início do período de espera, realizou-se a tradicional cerimónia de abertura do evento, sempre marcada pela celebração da cultura local.
Ao mesmo tempo, como é habitual, divulgou-se a lista de tube riders convidados para a prova, que contará novamente com competição masculina e feminina.
Em 2025, ao contrário de anos anteriores, não haverá presença portuguesa no campeonato que gira em torno da manobra rainha do surf: o tubo. Em edições posteriores, Nic von Rupp e o ex-bicampeão nacional Miguel Blanco foram brindados com convites.
No lado masculino, 16 surfistas foram convidados, sendo estes divididos por 8 competidores locais e outros tantos internacionais. No contingente indonésio, destaca-se a inclusão do experiente Made 'Bol' Adi Putra, duas vezes vencedor do evento, e de Bronson Meydi, atual campeão mundial Júnior da World Surf League.
Na tropa internacional, os tube riders havaianos estão em clara maioria. Porém, a lista é encabeçada por um australiano: Noa Deane, campeão em título da prova.
Salienta-se igualmente a presença de Landon McNamara, último vencedor do 'Eddie Aikau', bem como do irreverente Mason Ho, Ivan Florence, Balaram Stack (campeão do primeiro Vans Pipe Masters) e dos jovens Tosh Tudor e Jackson Dorian.
Em termos femininos, haverá oito competidoras, num núcleo em que predomina muita juventude. A nova geração é representada por nomes como Ziggy Mackenzie, Milla Cocco Brown ou a vice-campeã Jasmine Studer.
A havaiana e 'Rainha de Pipeline', Moana Jones Wong, procurará voltar a reinar em tubos indonésios. Também convidada foi a australiana Laura Enever, recordista mundial do Guinness da maior onda surfada por uma mulher na remada.
Caso seja mesmo dada luz verde, a partir das 1h00 (hora de Portugal continental) desta quarta-feira, a Rip Curl Cup Padang Padang 2025 terá transmissão em direto no canal de YouTube da conhecida marca australiana de surfwear.
Convidados
Homens
Internacionais
Noa Deane
Mason Ho
Balaram Stack
Harry Bryant
Ivan Florence
Jackson Dorian
Tosh Tudor
Landon McNamara
Indonésios
Made Adi Putra
Tommy Sobri
Westen Hirst
Alik Rudiarta
Bronson Meydi
Ketut Agus
Dylan Wilcoxan
Garut Widiarta
Mulheres
Internacionais
Moana Jones Wong
Laura Enever
Willow Hardy
Milla Cocco Brown
Indonésias
Jasmine Studer
Ziggy Mackenzie
Kya Heuer
Lilliana Browrey
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram